Entenda a importância do planejamento financeiro e o papel determinante da consultoria financeira. Por Ana Cláudia da Silva* e Sheila Sales**.
Administrar o nosso dinheiro parece uma tarefa simples, mas ao contrário do que se pensa, planejar, organizar e controlar as finanças pode ser mais complexo, pois não se trata apenas de colocar as contas em uma planilha financeira ou até mesmo fazer anotações em cadernos; envolve todo um planejamento e o controle de curto e de longo prazo.
Na prática, a falta de planejamento financeiro pode acarretar em diversos fatores negativos, comprometendo o bem-estar social e psicológico, afetando diretamente no poder de compra do consumidor.
Segundo os dados informados pelo Sistema de Proteção ao Crédito (SPC), até janeiro de 2019, um total de 62,08 Milhões de consumidores faz parte do grupo de pessoas negativadas no Brasil. Este problema está diretamente atrelado à falta de planejamento das finanças pessoais e empresariais.
Mas todo esse problema poderá ser minimizado! Sabe como? Através de uma consultoria financeira é possível organizar a sua vida financeira, e não perder noites de sono. E vale lembrar, que o planejamento financeiro vai muito além de controle de contas a pagar, envolvem ainda as aplicações, investimentos, corte de gastos e dentre outras coisas.
O consultor terá a sensibilidade e capacidade de avaliar o seu perfil e indicar o melhor caminho para seguir, esta ajuda você obtém por profissionais capacitados que auxiliarão de forma eficiente a realizar diversas conquistas como: viagens, lazer, aquisição de bens ou obter mais rendimentos através de investimentos em ações, tesouro direto, entre outros.
*Ana Cláudia da Silva: Contadora, Especialista em Gestão de Pessoas, Mestre em Economia Doméstica. Professora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Univiçosa.
**Sheila Sales: Graduanda do curso de Administração/Univiçsa e integrante do Grupo de Estudos de Processos Administrativos (GEPA) com ênfase em Consultoria.