Atendimento
Você gosta de ser ouvido? A Univiçosa gosta e quer sempre ouvi-lo. Acreditamos que a comunicação é uma peça-chave para a boa convivência. Por isso, desempenhando o papel estratégico de mediadora da comunicação entre os membros da comunidade acadêmica, temos a Ouvidoria.
A missão desse órgão é ser um elo permanente entre os diversos entes que constituem a Univiçosa, reforçando os aspectos que contextualizam a nossa democracia, tais como ética, transparência, participação social e cidadania.
Para cumprir essa missão, a colaboradora responsável ouve, encaminha e acompanha críticas, elogios e sugestões. Trata-se de um trabalho pautado em características fundamentais, tais como imparcialidade, sigilo, respeito e polidez. Além disso, a Ouvidoria é um órgão de natureza mediadora, sem caráter deliberativo ou executivo.
- Orientar os usuários sobre a melhor forma de encaminhar suas manifestações;
- Instruir e acompanhar a tramitação dos processos, dando ciência aos interessados sobre as providências tomadas;
- Contribuir para a resolução de problemas, oferecendo alternativas e informações sobre as normas internas;
- Receber críticas, queixas e sugestões sobre procedimentos e práticas inadequadas, atuando no sentido de incentivar os envolvidos a melhorarem suas ações;
- Cuidar de manter, em rigoroso sigilo, o nome dos envolvidos, salvo nos casos em que a identificação se torne indispensável para a solução do problema e atendimento do interessado, com sua aquiescência;
- Interagir com todos os setores da comunidade acadêmica, sendo um agente que contribui para melhorias nas relações entre esses setores.
Pronto! Agora que você já conhece o órgão, chegou a hora de conhecer os membros da nossa Ouvidoria.
Ouvidoria
Solange Costa é colaboradora no setor de Recursos Humanos do Campus sede. A colaboradora está na Instituição há 15 anos.