Colaram grau alunos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Gestão Ambiental, Gestão de Empresas, Medicina Veterinária, Nutrição, Psicologia e Redes de Computadores.
Colação
As cerimônias de colação de grau da Univiçosa são sempre marcadas fortemente pela emoção, mas nesta quinta-feira 11, diante de centenas de convidados, no Cerimonial Parthenon, a formatura foi mais intensa. Colaram grau alunos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Gestão Ambiental, Gestão de Empresas, Medicina Veterinária, Nutrição, Psicologia e Redes de Computadores.
Fotos: Plantio da árvore e Colação
Uma feliz coincidência: justamente no Dia do Estudante mais de 100 formandos passaram à condição de profissionais graduados por uma das principais faculdades do interior de Minas Gerais. Na colação, a Univiçosa ultrapassou a marca dos 4 mil profissionais entregues ao mercado em Viçosa e região, em Minas, em outros estados e no exterior.
A cerimônia
A solenidade foi aberta pelo Presidente do Conselho de Mantenedores da Univiçosa, Professor Nelson Fernandes Maciel, que designou o Diretor Geral da Faculdade, Professor Evaldo Zeferino Rodrigues, para conduzir o ato acadêmico. À mesa, além dos professores Nelson Maciel e Evaldo Zeferino, estavam o mantenedor Paulo Jorge Eustáquio Daguer (Diretor Administrativo-Financeiro da Mantenedora), o Professor Cristiano Luiz Gomide Cabral — em nome do CONSEPE (Conselho Superior de Ensino e Pesquisa da Univiçosa) representando o mantenedor Professor Luiz Hemetério Dutra Martins Carneiro —, o Prefeito de Viçosa Ângelo Chequer, a Presidente da Câmara Vereadora Marilange Santana, o Diretor Acadêmico Professor Per Christian Braathen — paraninfo dos formandos, e o Diretor Administrativo-Financeiro da Faculdade, Professor Mateus Mendonça Vieira.
Gestores dos 15 cursos ocuparam lugar especial junto à mesa.
A entrada dos formandos foi o primeiro grande momento de emoção. Autoridades, familiares e amigos acolheram os futuros profissionais com aplausos. Foram homenageados os professores Jansen Cardoso Pereira, Larissa Quartaroli, Alex de Freitas Bhering Cardoso, Raquel Duarte Moreira Alves, Marcelo Caio Libânio Teixeira e Fabiano Mário Rodrigues Fialho, além do funcionário Cleiton Eloi de Freitas.
A homenagem aos pais foi feita pelo formando Moisés Luciano de Oliveira Colen. A formanda Michele Pereira da Costa homenageou os professores. O paraninfo, Professor Per Christian Braathen recebeu uma placa das mãos da formanda Maria Alice de Jesus Pedro.
João Batista Cunha Franklin, formando de Redes de Computadores, recebeu das mãos do Presidente da Univiçosa, Professor Nelson Maciel, medalha e diploma de mérito por desempenho acadêmico.
Discursos reforçam valor das conquistas
Em discurso, o Diretor Geral da Univiçosa, Professor Evaldo Zeferino Rodrigues, falou de sucesso e trabalho. “Algumas pessoas falam que o sucesso depende da sorte. Eu prefiro acreditar que quanto mais a gente trabalha, mais ‘sorte’ teremos. Portanto, sugiro que vocês não contem com sorte, e sim, com conhecimento, habilidades, competências, oportunidades, dedicação e, sobretudo, com a ética.”
O paraninfo, Professor Per Christian Braathen, foi muito feliz ao dar conselhos para os seus afilhados. Recorreu a Shakespeare e Pablo Neruda para pontuar momentos de sua própria história acadêmica e profissional como baliza pra quem está começando agora. Ao final da mensagem, arrancou do bolso uma medalha de ouro e dedicou aos formandos: “vocês todos estão no pódio; vocês são medalha de ouro”; e citou um trecho de Neruda em Quem Morre: “Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz com o seu trabalho, quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho, quem não se permite pelo menos uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos.”
O compromisso profissional dos formandos foi conduzido por Laura Cristina Ferraz.
Falando em nome dos demais formandos, o orador, Fabiano Eustáquio Guimarães, lembrou o começo da graduação e as seguidas conquistas: “a empolgação se misturou com as expectativas, com as dúvidas, questionamentos. Mas nós soubemos abraçar e alimentar a oportunidade que nos foi dada. A cada semestre, um novo desafio, encarado com o prazer do aprendizado e da maturidade do profissional que desejávamos ser”.
Entrega dos diplomas
O primeiro formando de cada curso recebeu seu diploma das mãos do Diretor Geral. Em seguida, cada um dos demais recebeu o diploma das mãos do(a) Gestor(a) de seu curso.
Familiares e amigos abraçaram os novos graduados pela conquista, que ainda é apenas sonho para a grande maioria dos brasileiros.