A ação contempla toda a comunidade acadêmica (alunos, professores e funcionários).
O Centro Universitário de Viçosa (Univiçosa) está promovendo, do dia 10 ao dia 25 de novembro, a aplicação de vacinas contra meningite do tipo C. Foram disponibilizadas 4500 doses para a vacinação de todos os alunos, professores e colaboradores da instituição.
O posto de vacinação foi montado no hall do Bloco H, onde funcionava a sala do NAE (Núcleo de Assistência Estudantil).
Segundo o professor Leonardo Santana, gestor do curso de Enfermagem da Univiçosa, a meningite é uma doença muito grave e a população deve ficar atenta. Essa patologia se caracteriza por uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal; e pode ser causada por vírus, bactérias, fungos, dentre outros. Ao contraí-la, a doença se desenvolve rapidamente no organismo e pode levar a óbito em questão de apenas um dia. Por isso é essencial se prevenir, e a melhor forma de prevenção é a vacina.
Os requisitos para a vacinação são apenas a apresentação do cartão de vacinação e do CPF. As doses aplicadas serão lançadas diretamente no cadastro do cidadão na plataforma Conect SUS.
As únicas contraindicações são: ter recebido uma dose dessa vacina nos últimos 5 anos ou apresentar quadro de febre no momento da vacinação.
Quem não tem nenhum vínculo com a Univiçosa, também tem acesso à vacina contra a meningite C, no posto de saúde mais próximo do bairro onde reside.