Além da grande vencedora com 149 kg, as 2 pontes que mais se destacaram atingiram a marca de 106 kg e 115 kg respectivamente.
Alunos responsáveis pela dinâmica, acompanhados pelo professor William Rosário dos Santos.
Com muito prazer, estendemos nossos recordes à rede pública de ensino: No mês de agosto foi realizado o 1° Concurso de Pontes de Palito de Picolé, na Escola Estadual José Albino Leal, em Pedra do Anta, com os alunos do ensino médio. O concurso foi coordenado pelo professor William Rosário dos Santos, professor da Univiçosa e da Escola Estadual José Albino Leal, além da participação dos alunos do curso de Engenharia Civil da Univiçosa, Alexandre Rodrigo de Freitas, Fernando Henrique Neiva Pereira Ferreira e Josimar Lopes Martins.
A ação contou ainda com o apoio da Diretora Maria Aparecida Arlinda Cupertino, Coordenadora Pedagógica Patricia Harumi Kuwamoto e demais professores da escola. O objetivo do concurso foi incentivar os alunos a usar a criatividade, aceitar novos desafios, trabalhar em equipe, valorizar os conhecimentos básicos em Física, autonomia na busca de novos conhecimentos e tantas outras vertentes presentes na elaboração de Pontes de Palito.
No total, foram 9 pontes participantes, que seguiram o edital do concurso realizado na Univiçosa, onde era exigida uma ponte com carga mínima de ruptura de 10 Kg. Os alunos da Escola Estadual José Albino Leal ficaram muito empolgados e o engajamento da turma foi de tirar o fôlego.
A ponte vencedora, com 1,890 kg, atingiu uma carga de ruptura de 149 Kg, superando as expectativas de todos os participantes do evento, onde a relação massa da ponte com a massa de ruptura foram critérios cruciais no momento de avaliação. Por fim, as 2 pontes que mais se destacaram atingiram 115 kg e 106 kg.