O UniNADE, com o compromisso de continuar desenvolvendo a cultura empreendedora dentro da Univiçosa, promoveu a Semana do Estudante Empreendedor. O evento integrou a I Semana de Empreendedorismo e Inovação, que movimentou Viçosa nos últimos dias.
Na terça-feira (14), cerca de 600 pessoas, entre alunos e professores, estiveram no Centro de Convenções da Univiçosa e participaram da Roda Viva: empreendedorismo que transforma as pessoas. Compartilharam suas experiências e ações sociais desenvolvidas, o fundador da Barbearia Mallpe, Marcelino Teixeira e a Coordenadora de Marketing na Haskell Cosmética Natural, Mayara Araújo.
Marcelino Teixeira, que atualmente conta com seis unidades da Barbearia Mallpe, falou sobre sua experiência como empreendedor. O fundador da Mallpe também contou algumas ações sociais desenvolvidas pela Barbearia, especialmente o projeto “Andando com as próprias pernas”, que capacita pessoas em vulnerabilidade social e as prepara para o mercado de trabalho.
Mayara Araújo também falou sobre as experiências sociais da Haskell, especialmente o projeto “Pérolas Negras”, desenvolvido pela Casa Cultural do Morro e apadrinhado pela empresa de cosméticos. Segundo a Coordenadora de Marketing, participar da Roda Viva foi uma experiência muito positiva, haja vista que o compartilhamento de ideias do viés social do empreendedorismo pode inspirar outras a pessoas a fazerem o mesmo. A Roda Viva também contou com participação especial do Tio Flávio, dividindo as experiências sociais do Tio Flávio Cultural.
A coordenadora do UniNADE e gestora dos cursos de Administração e Gestão de Empresas, professora Daiane Miranda de Freitas salientou a importância de apresentar aos estudantes histórias impactantes de quem faz a diferença na cidade de Viçosa, a fim de inspirá-los. A coordenadora agradeceu, ainda, ao Tio Flávio que, mais uma vez, levou à comunidade acadêmica da Univiçosa depoimentos emocionantes e motivadores.
Para o também coordenador do UniNADE, professor Guilherme Castanheira, “as pessoas precisam pensar que é possível construir seu próprio caminho. E uma alternativa é o empreendedorismo. Por isso, o Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento Empreendedor quer continuar desenvolvendo a cultura empreendedora dentro da Univiçosa”.
A gestora do curso de Engenharia de Computação e também coordenadora do UniNADE, professora Vanderléa Queiroz reafirmou o compromisso do Núcleo e salientou a importância da adesão dos professores e alunos da Instituição. “Nossos alunos e professores estão respondendo e aderindo a proposta do UniNADE. Isso é muito importante para que possamos plantar a semente do desenvolvimento não só de conhecimento e habilidades técnicas, mas também de criatividade e novas possibilidades para a carreira e para a vida.”
Workshop de ideação fecha as atividades da Semana do Estudante Empreendedor da Univiçosa
Fechando as atividades da Semana do Estudante Empreendedor, os alunos participaram do Workshop de ideação: Desafio Empreendedor com disputa entre grupos, que aconteceu na quarta-feira (15), na sala de Metodologia Ativa, na Unidade 1 da Univiçosa.
Os participantes foram divididos em grupos e, a partir de um contexto apresentado, eles identificaram problemas e propuseram soluções, criando um negócio com foco social, que resolvesse ou minimizasse o problema destacado.
O modelo criado e apresentado pelos grupos deveria se sustentar financeiramente e causar impacto social, por meio da atividade principal. A solução proposta também deveria ser fácil de ser replicada e apresentada em formato de negócio, não de projeto com prazo determinado.
Direcionaram as atividades no turno da manhã os professores e coordenadores do UniNADE, Guilherme Castanheira e Vanderlea Queiroz e os monitores Helaindo Guimarães Júnior e Daniele Linhares. Já as atividades do turno da noite foram direcionadas pelos professores e coordenadores do UniNADE, Guilherme Castanheira e Daiane de Freitas e os monitores Mariana de Souza Cândido e Maurício César Horta Trindade Filho.