O evento faz parte do IX SIMPAC. O objetivo do Seminário é incentivar as diversas práticas docentes que ocorrem na Instituição, além de evidenciar o trabalho dos professores que orientam esses monitores.
Uma das atividades do Simpósio foi a palestra do diretor acadêmico, professor Per Christian Braathen
Se de manhã o Simpósio contou com palestra de abertura e apresentações de pôsteres, à tarde foi a vez dos seminários.
Às 14h teve início o III Seminário de Iniciação à Docência. O Seminário foi promovido pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP), em parceria com o Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPEX). No evento, monitores de disciplinas de diversos cursos da UNIVIÇOSA apresentaram suas experiências no auxílio e suporte aos colegas.
O objetivo do Seminário é incentivar as diversas práticas docentes que ocorrem na Instituição, valorizando as atividades dos monitores, que tem contribuído para a execução de metodologias ativas a fim de se promover um ensino cada vez mais efetivo. Além disso, pretende-se evidenciar o trabalho dos professores que orientam esses monitores.
Para o coordenador do Núcleo de Apoio Psicopedagógico, professor Sérgio Domingues, no encontro, “foram privilegiadas as trocas de experiências. Professores, coordenadores e muitos alunos estiveram presentes em um rico momento de debates, que foi finalizado com uma brilhante palestra do diretor acadêmico, professor Per Christian Braathen e com a fala do coordenador pedagógico da Univiçosa, professor Rogério Pinto.
Durante o III Seminário de Iniciação à Docência, 11 monitores e monitoras apresentaram trabalhos. Uma delas foi a estudante do terceiro período de Fisioterapia, Nathália Reis Gomes. A monitora da disciplina Biologia Celular falou sobre a importância da experiência. “A monitoria é uma experiência extremamente importante e produtiva para nossa carreira. Isso porque temos a oportunidade de desenvolver competências como liderança, administração e capacidade de transmitir conhecimento. É um momento em que conseguimos orientar os nossos colegas discentes e incentivá-los a buscar o conhecimento.”
O coordenador do NAP, professor Sérgio Domingues, concluiu: “estamos buscando, por meio dessa prática fomentada pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico, que novos professores sejam formados na Instituição e, se possível, componham nosso quadro de docentes futuramente.”