A Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha, localizada em Teixeiras, recebeu representantes dos cursos de Administração, Engenharia de Computação e do UniNADE para a relização das atividades.
Nesta quinta-feira (26), os professores Daiane Freitas, Guilherme Castanheira e Vanderlea Queiroz, representantes dos cursos de Administração e Engenharia de Computação, bem como do Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento Empreendedor da Univiçosa (UniNADE), participaram de uma intervenção na Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha, em Teixeiras. A ação foi proposta a 67 alunos do 3º ano do ensino médio dentro do projeto “Univiçosa na Escola: empreendedores do futuro”. O convite foi feito pelo ex-aluno da Escola e atual aluno de graduação em Administração da Univiçosa, Julio Cezar Pereira Filho. Júlio foi um dos premiados na edição do Conhecer de 2017 e é colaborador do Jornal Mariano da Rocha.
Foi um momento de descoberta e motivação sobre empreendedorismo, onde, inicialmente, houve um bate papo descontraído sobre empreendedores que os alunos conhecem, seja na família, no círculo de amizades ou na televisão. Em seguida eles ouviram sobre o que move o empreendedor até o sucesso, tais como o SONHO, gostar do que faz e a principal engrenagem, que é o trabalho. Em seguida, foram destacadas as características de empreendedores de sucesso trazendo exemplos reais e próximos dos alunos para que pudessem compreender a simplicidade de empreender. Dentre as características destacam-se: busca de oportunidade, persistência, comprometimento, correr risco calculado, estabelecimento de metas, busca de informações, rede de contatos, entre outras.
Por fim, realizou-se a aplicação de um questionário de autoavaliação sobre as características empreendedoras dos próprios alunos, levando a reflexão dos seus pontos fortes e fracos nestas características e como eles devem se autoconhecer para melhorar seus pontos fracos.
Agradecemos aos alunos, direção e professores da Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha pela recepção calorosa e envolvimento nas atividades propostas.