No mês Mundial de Prevenção ao Suicídio, o curso de Psicologia vestiu-se de amarelo para dizer que "Ouvir é a melhor solução!".
Setembro está acabando, mas a luz amarela continua acesa!
Durante todo o mês, flores, balões e mensagens de encorajamento tomaram conta dos murais da Univiçosa. As ações fazem parte do "Setembro Amarelo". Trata-se de uma campanha que tem como objetivo principal alertar a população a respeito da realidade dos suicídios em todo o mundo.
O dia 10 de setembro é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas os estudantes do curso de Psicologia da Univiçosa alertaram sobre a importância de se colocar o tema em pauta durante todo o ano. Uma das ações do curso foi realizada pelos acadêmicos João Victor e Leonardo Bruno. Eles ministraram a palestra "Ouvir é a melhor solução", adicionando dados e informações importantes à discussão.
Você sabia que a cada 40 segundos, uma pessoa morre em decorrência de suicídio no mundo? Os números são alarmantes e preocupantes. Nesse sentido, entender e observar as pessoas próximas é fundamental. Vidas podem ser salvas por um gestos simples: ouvir. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 90% dos casos podem ser prevenidos.
Segundo o Ministério da Saúde, trata-se da quarta principal razão de óbitos entre jovens de 15 a 29 anos. “Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas. É necessário que estejamos atentos, ouçamos quem está ao nosso redor e não exitemos em procurar ajuda profissional", explica o site oficial da campanha.