A Univiçosa, representada pela Gestora e Professora do curso de Fisioterapia, Silvia Helena Morais, celebrou convênio de cooperação mútua em pesquisa com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), representada pelo Professor Dr. Nivaldo Antônio Parizotto, para o fim de cooperação em Projeto de Pesquisa, conduzido pela professora da Univiçosa, Michelle Barbosa Soares. Esta parceria tem por objetivo a cooperação técnica, científica e gerencial dos convenentes para a promoção e execução do projeto de Pesquisa intitulado "Efeitos do Extrato da Planta Bixa Orellana (Bixaceae) e da Fotobiomodulação de Baixa Intensidade (660 Nm) no Tratamento do Fotoenvelhecimento em Camundongos".
A Diretor Geral da Univiçosa, professor Evaldo Zeferino Rodrigues, bem como o Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPEX), colocaram-se prontamente favoráveis ao estabelecimento desta relação de cooperação entre as instituições e reconheceram a importância do intercâmbio de conhecimentos que surgirão, através de programas de ensino e de pesquisa, com o objetivo de melhorar a qualificação de seus corpos docente e discente, não só do curso de Fisioterapia, como também dos demais, das áreas de Saúde e Exatas.
Para a Gestora Sílvia Morais, receber o Professor Nivaldo como condutor desta parceria trará contribuição ímpar à credibilidade e seriedade com que as atividades científicas e tecnológicas são desenvolvidas no curso de Fisioterapia da Univiçosa. São esperados o enriquecimento e complementação da proposta pedagógica do curso de Fisioterapia, através de seu vasto conhecimento em áreas dos saberes em saúde, bem como de profissionalismo, relacionamento interpessoal de afeto e acolhimento aos que com ele se juntam para fazer pesquisa.
O Professor Rogério Pinto, Coordenador do NUPEX Unidade I, afirmou que foi um dos convênios mais importantes assinados em parceria de pesquisa pela Univiçosa, por se tratar de um pesquisador renomado internacionalmente, com vasta formação profissional, e que gentilmente aceitou compartilhar conosco suas experiências e conhecimentos. Fator já demonstrado no I Congresso de Educação, Ciências e Tecnologias da Univiçosa, por meio de minicurso e palestra ofertados.
O professor Rogério afirmou, ainda, que convênios como este é que irão fomentar cada vez mais as pesquisas e intercâmbios de nossa Instituição, fazendo firmar não somente como excelência no ensino, mas também no campo das pesquisas.