As atividades do setor buscam maximizar o uso dos recursos da própria fazenda para a produção vegetal e animal, destinar adequadamente os resíduos produzidos, evitar impactos ambientais, gerar renda e contribuir para melhoria da qualidade de vida
Laboratório Verde da Unidade 3, Fazenda Escola
Idealizado pelo Professor Emilio Campos Acevedo Nieto – Coordenador da Fazenda Escola, Unidade 3 da Univiçosa, localizada no distrito de São José do Triunfo em Viçosa, o setor “Projetos Verdes” foi criado para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão interdisciplinares baseados nos princípios da agroecologia.
As atividades do setor buscam maximizar o uso dos recursos da própria fazenda para a produção vegetal e animal, destinar adequadamente os resíduos produzidos, evitar impactos ambientais, gerar renda e contribuir para melhoria da qualidade de vida. “A nossa intenção é chegar em um modelo de produção autossustentável ajustado à realidade local”, disse Emilio Nieto.
O setor consta atualmente com viveiro de mudas, estufa para a produção vegetal, horta do tipo mandala com hortaliças e plantas medicinais, galinheiro, minhocário, composteira e áreas destinadas ao cultivo de espécies vegetais que serão destinadas à fabricação de ração para os animais.
Horta mandala
O espaço possibilita a integração entre professores e alunos dos cursos oferecidos pela Univiçosa (Medicina Veterinária, Engenharia Ambiental, Farmácia, Gestão Ambiental, Nutrição, Engenharia Civil, dentre outros) com a comunidade rural e estudantil do entorno da Fazenda Escola e região.
No setor estão sendo desenvolvidos projetos, como o institucional denominado “Laboratório Verde” idealizado e coordenado pelo professor Glauco Canevari, que também é o responsável pelo projeto UniResíduos da Univiçosa; e o Projeto de Produção Animal Sustentável na Fazenda Escola – PASUNI, que integra a avicultura à horta numa perspectiva agroecológica, coordenado pelo professor Emilio Nieto. Além destes, outros projetos estão previstos como o projeto de bioconstrução para a produção animal.
Atualmente o setor vem sendo desenvolvido com a participação de estagiários dos cursos de Medicina Veterinária e Engenharia Ambiental.
Galinheiro e viveiro de mudas
Interessados em visitar a Fazenda Escola devem entrar em contato com o Professor Emilio Nieto pelo telefone (31) 9 9896 2103.