Os equipamentos vão ajudar a compor a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que está sendo montada para os possíveis infectados pelo novo coronavírus que precisarem desse tipo de tratamento.
Nesta segunda-feira (30), a parceria entre o Centro Universitário de Viçosa – Univiçosa e a Prefeitura da cidade permitiu que novas ações preventivas fossem tomadas: a fim de preparar o município para tratar os casos mais graves dos acometidos pelo vírus que já contaminou mais de quatro mil pessoas em todo o Brasil, a Univiçosa cedeu respiradores hospitalares para ajudar a compor a nova UTI do Hospital São Sebastião. A Unidade está sendo montada tendo em vista os pacientes acometidos pela COVID-19.
O Secretário de Saúde, Marcus Schitini, juntamente com o Superintendente de Gestão Pública e Governança, Luciano Piovesan, fizeram a devida retirada dos equipamentos com o acompanhamento da gestora do curso de Medicina Veterinária, Alessandra Sayegh e do gestor do curso de Enfermagem, Leonardo Santana.
O gestor Leonardo afirma sobre a importância de nos envolvermos para o bem social, principalmente em um período de crise como este. “Nós, profissionais da área da saúde que atuamos em instituições de ensino, também fazemos a nossa parte: ora na instrução de toda a comunidade acadêmica e da comunidade que nos cerca, ora cedendo os instrumentos que temos para o combate à doença”. A gestora Alessandra conclui dizendo que “agora é hora de unirmos forças e de termos o princípio da coletividade como foco principal”.
Os respiradores cedidos pela Univiçosa vão ser úteis para os pacientes que tiverem complicações graves devido à COVID-19, sendo necessária a ventilação mecânica para que o sistema respiratório continue em funcionamento. Além disso, a maior quantidade de equipamentos pode aumentar a capacidade do sistema de saúde na cidade de Viçosa; atendendo um número maior de pacientes ao mesmo tempo.
É unindo forças e fazendo o que podemos que a doença será controlada!