Por Bárbara Calçado Lopes Martins*
Você sabe o que é sistema de informação e como ele interfere diretamente no desempenho de seu trabalho? Para muitas pessoas esse pode ser um termo novo, mas os sistemas de informação já vêm ganhando tanto espaço que as empresas estão dependente deles.
Quando falamos sistemas de informações gerenciais nos referimos a transformação dos dados em informação para auxiliar em tomadas de decisão mais rápidas e eficientes. Mas sua importância para os Administradores vai muito além disso. Através dos vários sistemas existentes, o Administrador consegue ter controle em tempo real de todo seu estoque, controlar suas vendas, seus funcionários, relacionar dados de diferentes setores da empresa e tem informações muito mais precisas para se basear na hora de planejar o futuro da organização.
Estudando ou lendo dessa forma, parece até algo distante, utilizado apenas por grandes empresas, mas independente do porte ou setor, a grande maioria das empresas já está dependente. Imagina por exemplo se você está em um supermercado e o sistema que ele utiliza tem uma pane. Provavelmente os caixas não saberão os preços dos produtos, e, mesmo que aceitem calcular produto por produto das compras dos clientes (mesmo sabendo que a falta de lançamento vai gerar erro na gestão de estoque e vendas), o tempo gasto para isso será muito maior, causado uma insatisfação maior ainda para todos.
Assim, investir em sistemas de informação é totalmente necessário nos últimos tempos e é um grande banco de dados para tomadas de decisão mais eficientes em qualquer organização.
*Bárbara Calçado Lopes Martins Mestre em Administração e professora dos cursos de Administração da Univiçosa.