Simpósio discute material didático do ensino básico

Simpósio discute material didático do ensino básico

O IV Simpósio Mineiro de Ciência do Solo aconteceu na Universidade Federal de Viçosa e teve como tema "Solos no Espaço e Tempo: Trajetórias e Tendências".

Publicado em 19 de maio de 2017

O professor Klinger S. Rezende participou do Simpósio

O professor do curso de Engenharia Civil da UNIVIÇOSA, Klinger S. Rezende, participou do IV Simpósio Mineiro de Ciência do Solo, realizado na Universidade Federal de Viçosa, entre os dias 3 e 6 de maio. Várias palestras foram ministradas, abordando temas de levantamentos de solos no Brasil, através de projetos atuais, como o Programa Nacional de Solos do Brasil (PronaSolos), solos do estado de Minas Gerais, formação de pedólogos para o século XXI, entre outras.

Uma das palestras chamou a atenção para o estado atual dos materiais didáticos utilizados no ensino básico do país. Com o tema “Percepção e Popularização do Solo na Educação Básica: Qual é o Papel do Profissional da Ciência do Solo?”, o professor da Universidade Federal do Paraná, Marcelo Ricardo de Lima, apresentou dados alarmantes que representam a qualidade dos livros e cartilhas disponibilizados em escolas de ensino fundamental e médio de todo o país. Ao abordar o contexto político-pedagógico, o professor chama os graduandos e pós-graduandos em Ciências dos Solos a fornecer apoio a estas escolas, ministrando palestras e minicursos que deem reforço técnico ao atual ensino precário.

Nesse sentido, o professor Klinger mobilizou uma equipe de estudantes do 7° e 9° períodos de Engenharia Civil da UNIVIÇOSA para iniciarem um projeto de extensão em parceria com escolas de Viçosa e região. A intenção é que os estudantes ministrem palestras e oficinas sobre os diferentes tipos de solos de nossa região, em um contexto geotécnico, para que crianças e adolescentes possam sair do ensino básico com uma visão mais realista do assunto.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/simposio-discute-material-didatico-do-ensino-basico