Para promover o descarte adequado de resíduos e sua correta destinação, a Univiçosa implantou neste ano o programa “Uniresíduos”, coordenado por Glauco Canevari
Os materiais foram destinados à ACAT
Com Assessoria de Comunicação Univiçosa e SAAE
Nesta sexta-feira (26), em parceria com a Univiçosa, o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa) realizou a separação e coleta de materiais recicláveis gerados no dia a dia da Faculdade.
Eletroeletrônicos, eletrodomésticos, embalagens de plástico, materiais de alumínio, papelão, madeira, metal e vidro foram separados e encaminhados à ACAT (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis) de Viçosa, onde serão reaproveitados.
Cerca de 5 mil pessoas produzem resíduos sólidos diariamente na faculdade, dado que preocupa a Instituição devido aos impactos diretos sobre o meio ambiente. “Muitos materiais com boa qualidade foram separados e serão doados, dentre eles retroprojetores, cadeiras, vassouras, rodos, dentre outros. A intenção é aproveitar ao máximo o que separamos”, analisa o professor da Instituição Glauco Canevari.
De acordo com a Univiçosa, a ação da coleta seletiva será realizada com mais frequência, reforçando a parceria entre o SAAE e a Instituição buscando a conscientização de alunos, funcionários e professores sobre a temática da coleta seletiva, reaproveitamento, reciclagem e menor produção possível de resíduos sólidos.
Para promover o descarte adequado de resíduos e sua correta destinação, a Univiçosa implantou neste ano o programa “Uniresíduos”, coordenado por Glauco Canevari. O “Uniresíduos” é um projeto institucional de gestão dos resíduos, recicláveis e não recicláveis, produzidos nas dependências das três unidades. Através do projeto é possível coordenar, gerenciar e destinar os resíduos produzidos corretamente.
Todos os resíduos coletados são pesados por setor e os dados gerados são tabulados pelos estagiários do projeto. Além de todos os benefícios sustentáveis que envolve a reciclagem, os trabalhos desenvolvidos estão sendo transformados em produções acadêmicas. Várias pesquisas serão apresentadas no SIMPAC (Simpósio de Iniciação Científica da Univiçosa) e também em outros eventos de várias Faculdades.
A diretoria do departamento de Limpeza e Conservação Urbana da Autarquia incentiva iniciativas como essa, que geram melhorias ao meio ambiente e geração de renda para pessoas que trabalham com resíduos sólidos no município. “Ações dessa natureza trazem avanços ambientais, econômicos e sociais, por isso parcerias são importantes, elas propiciam diversos benefícios à população”, concluiu a Autarquia.