Os equinócios são os dias do ano em que o dia e a noite têm a mesma duração
Cristiane Pires Sampaio: Engenheira Agrícola. Gestora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e MBA em Gestão e Análise Ambiental.
O Hemisfério Sul (HS) passou pelo Equinócio de Outono às 13h15 desta terça-feira (20), pelo horário de Brasília. A data varia conforme o ano, mas, no Hemisfério Sul, o Equinócio de Outono ocorre sempre em março; e, o de Primavera, em setembro. No Hemisfério Norte, acontece o oposto. Ou seja, quem mora lá está comemorando, hoje, o Equinócio de Primavera.
A palavra “equinócio” (aequinoctium) vem do latim aequus (igual) e nox (noite): noites iguais. O dia do equinócio é o dia do ano em que o número de horas com sol é igual ao número de horas sem sol, ou seja, a noite.
À medida que avançamos para o meio do ano, para o inverno, as noites ficam mais longas e os dias mais curtos. No verão é o contrário: dias longos e noites curtas.
Curiosidade: O sol nasce exatamente no ponto cardeal leste apenas duas vezes por ano, no dia dos equinócios do outono e da primavera.