Daiane de Freitas é Doutora em Ciências do Desporto. Tema dos artigos é competência de lideranças esportivas
Daiane de Freitas, Gestora dos cursos de Administração e Gestão de Empresas
Em setembro de 2015 a gestora dos cursos de Administração e Gestão de Empresas da Univiçosa, Daiane de Freitas, concluiu seu doutorado em Ciências do Desporto na Universidade do Porto, em Portugal.
O trabalho desenvolvido foi sobre as competências de liderança dos presidentes das Federações Olímpicas brasileiras. A tese foi financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES – Processo nº 13262/13-0) e pela Secretaria de Estado de Turismo e Esportes de Minas Gerais através da Lei de Incentivo ao Esporte.
O objetivo geral da pesquisa foi avaliar o modo como os presidentes das federações olímpicas brasileiras percebem as suas competências de liderança, tendo em consideração a influência da formação acadêmica ao nível da graduação e do tempo de experiência no cargo. Em geral, os resultados revelaram que estes presidentes se consideram competentes no desempenho das suas funções gerenciais. No que se refere à formação acadêmica verificou-se que apenas a competência ‘Competidor’ é considerada diferente entre os presidentes com formação em Educação Física e outros cursos. No que diz respeito a influência do tempo de experiência no cargo constatou-se que à medida que esse tempo aumentava, diminuía a discrepância entre a percepção do modo como os presidentes se comportavam e o modo como entendiam que o deveriam fazer. Assim, esta pesquisa indica que os conhecimentos multidisciplinares contribuem de alguma forma para a aquisição e o desenvolvimento das competências de liderança gerencial para gerir as federações e que o tempo de experiência no cargo atua como um fator fundamental para aquisição das competências de liderança que permitem o desempenho das funções básicas e aplicadas relativas à gestão das federações olímpicas brasileiras.
Após 1 ano de conclusão, Daiane de Freitas teve seu último artigo do doutorado publicado recentemente na revista internacional especializada em gestão esportiva European Sport Management Quarterly. O artigo What do they do? Competency and managing in Brazilian Olympic Sport Federations (O que eles fazem? Competências e gestão nas Federações Olímpicas brasileiras) foi elaborado em parceria com o Professor Vassil Girginov, da Brunel University (Londres), onde a gestora esteve no seu último ano do doutorado e com o Professor Israel Teoldo da Costa, da Universidade Federal de Viçosa.
Daiane de Freitas teve outros 3 artigos publicados em revista internacionais: Evaluation of the Psychometric Properties of the Managerial Behaviour Instrument for the Brazilian Sport Organizations (The Open Sports Sciences Journal); Leadership of Presidents of Brazilian Olympic Sport Federations: Comparison between Real and Ideal Perceived Competencies Profiles According to Their Experience (International Business Research); Liderança dos presidentes das federações olímpicas brasileiras: Análise da autopercepção das competências em função da formação acadêmica (Revista Portuguesa de Ciências do Desporto).
Para a gestora, essas publicações contribuem para a gestão esportiva no Brasil, uma vez que, devido à importância das federações no sistema esportivo brasileiro, assim como as exigências profissionais e mercadológicas neste contexto, espera-se que os presidentes, gestores de topo destas organizações, estejam preparados e possuam as competências necessárias para gerir com eficácia estas organizações.