Com o aumento do número de casos de dengue, chikungunya e zika novas medidas devem ser buscadas para evitar o estabelecimento dessas doenças
Grasielle Soares Gusman: Farmacêutica, Doutora em Ciências Farmacêuticas. Professora do curso de Farmácia da Univiçosa
Com o aumento do número de casos de dengue, chikungunya e zika novas medidas devem ser buscadas para evitar o estabelecimento dessas doenças.
Uma alternativa de fácil acesso e baixo custo para a proteção individual é o uso de repelentes naturais, os quais incluem, principalmente, os óleos essenciais de cravo-da-índia (Syzygium aromaticum) e citronela (Cymbopogon nardus L.). O efeito é mais discreto do que o produzido pelos repelentes encontrados em farmácias, mas se tornam alternativas consideráveis devido ao grande benefício, especialmente para gestantes e bebês.
No artigo “Produção de mudas e repelentes naturais a base de citronela no combate e prevenção à dengue”, de Eroni Paula Paim Sánchez, publicado em 2012 pelo “Cadernos de Agroecologia” são descritos alguns repelentes naturais.
1- Repelente caseiro a base de cravo
Materiais:
- 10 gramas de cravo-da-índia
- 500 ml de álcool
- 100 ml de óleo de amêndoas ou de coco.
Procedimentos:
- Colocar os cravos no álcool e guardar por 4 dias, agitando de manhã e à noite. Só então misturar o óleo. Usar poucas gotas na pele.
2- Repelente caseiro a base de citronela
Materiais:
- 500 ml de água
- 100 gramas de folha de citronela picada
- 30 ml de álcool
Procedimentos:
- Em um liquidificador, colocar a água e metade das folhas da citronela e bater por cerca de 3 minutos. Coar a mistura e adicionar o restante das folhas. Bater no liquidificador por mais 3 minutos. Novamente, coar a mistura e acrescentar o álcool. Bater por 1 minuto e está pronto. Aplicar sobre a pele.