Por Gustavo Bruno Souza*
Ilustração: Portal Uniplaces
Quando se fala em estar presente na internet, você acha que sua organização tem utilizado as estratégias corretas nas ferramentas de Marketing Digital para gerar bons resultados?
Hoje em dia, a presença em redes sociais se tornou obrigatória para qualquer tipo de empresa, instituição ou negócio. Se você quer saber como gerar mais resultados com o marketing digital leia a notícia e confira as dicas que seguem!
O marketing digital já é indispensável no planejamento estratégico de comunicação em empresas de todos os tipos. E no terceiro setor não é diferente: negócios sociais podem (e devem) fazer uso da rede para se comunicar com seu público e engajar novos parceiros. Orçamentos limitados e dificuldades para captar recursos são dois fatores que dificultam a atuação de muitas organizações do Terceiro Setor. Mas eles não devem ser encarados como barreiras intransponíveis. Afinal, existem muitos instrumentos e vários outros caminhos abertos para mostrar sua causa para o mundo.
Um desses caminhos é o Marketing Digital. Surgido na década de 90, sobretudo com a grande evolução das redes sociais, ele modificou a maneira como empresas usam a internet para vender seus produtos, e hoje é indispensável para as que desejam aumentar sua competitividade e melhorar suas estratégias de comunicação. Pode-se entendê-lo como um conjunto de ações nos meios digitais para ampliar o conhecimento sobre um determinado produto e conquistar mais consumidores.
Como envolve diversas frentes de atuação – produção de conteúdo, e-mail marketing, redes sociais, entre outras – o trabalho com o Marketing Digital exige organização e muito planejamento. Para coordenar todas essas ações e torná-las efetivas, existem várias ferramentas que ajudam e auxiliam no alcance desses objetivos. Com elas, ganham-se em produtividade, em alcance de público-alvo, em melhoria na capacidade de gestão, em mensuração de resultados e em economia.
É claro que as ferramentas não substituem o trabalho de uma equipe que entenda o funcionamento do Marketing Digital, entretanto, para um bom time, essas ferramentas de Marketing Digital que serão apresentadas a seguir são potenciais impulsionadoras de um ótimo trabalho.
Buffer: A plataforma Buffer é uma ferramenta de Marketing Digital para publicação de conteúdo nas redes sociais; permite guardar, agendar, gerir e publicar simultaneamente o mesmo conteúdo, nas principais redes sociais, ou conteúdos diferentes, em momentos distintos. A ferramenta tem versões web e móvel, além de contar com extensão para Chrome. A ferramenta é particularmente útil para empresas porque permite maior engajamento com seus contatos. Isso porque ela garante presença ativa em diferentes mídias, sem demandar muito tempo ou esforço do usuário.
Máquina de Títulos: Essa ferramenta, destinada a produção de conteúdo, foi criada para ser o mais simples possível. Por isso, é possível usá-la logo nos primeiros momentos do acesso. Basta preencher os campos do formulário com termos (preferencialmente substantivos) sobre os quais você gostaria de escrever. Em alguns segundos, você receberá ideias de títulos para seu texto.
Canva: É uma ferramenta de Marketing Digital para design. Consiste numa das ferramentas de criação de conteúdos gráficos mais simples de utilizar. Possui milhares de opções de conteúdo para edição gráfica. Apesar de alguns modelos serem pagos, a maioria deles são gratuitoS. A plataforma é online sendo possível criar os elementos gráficos pela internet. O Canva torna fácil também colaborar com outros, já que é possível compartilhar o que está a ser feito.
Google Analytics: É uma ferramenta de Marketing Digital para análise. Desenvolvida e disponibilizada gratuitamente pelo próprio Google, é possível fazer a integração de seu site com a ferramenta e obter relatórios detalhados, em tempo real, sobre como as pessoas navegam pelas páginas, quanto tempo ficam em seu site e outros dados muito úteis para estratégias de marketing. Essas são ferramentas uteis para a comunicação digital, entretanto é imprescindível entender o comportamento dos usuários da internet e suas preferências. É uma ferramenta poderosa, mas que deve ser utilizada de forma integrada com os objetivos, estratégias, seleção das mídias sociais certas para cada negócio e uma boa execução do plano tático.
*Gustavo Bruno Souza é graduando do curso de Administração da Univiçosa.