Projeto Escola na Univiçosa inicia suas atividades

Projeto Escola na Univiçosa inicia suas atividades

Essa é a 3ª edição do Projeto de Extensão que atende crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas da cidade de Viçosa e região.

Publicado em 22 de março de 2019

O laboratório de microscopia é um dos mais queridos pelas crianças.

Coordenado pela professora Alessandra Santos de Paula e pela gestora do curso de Farmácia, professora Adriana Patarroyo, o Projeto Escola da Univiçosa é uma parceria feita com escolas, que atendem a partir do 3º ano do Ensino Fundamental Básico ao 3° do Médio, para que seus alunos tenham a possibilidade de vivenciar aulas práticas ministradas por docentes e monitores da Univiçosa em laboratórios da Instituição. O principal objetivo é proporcionar maior aprendizagem, incentivá-los a estudar e promover a visualização do que veem nos livros didáticos que têm acesso.

As atividades tiveram início hoje, 22, com a presença de duas turmas de 4°e 5° ano do Ensino Básico trazidos da Escola Municipal Antônio Carlos – Teixeiras/MG. Os temas abordados durante as aulas dessa manhã contaram com as instalações dos laboratórios de Anatomia Humana e de Microscopia. Nesse espaço, os alunos puderam aprender mais sobre o aparelho digestivo e seu funcionamento, além e analisarem seres microscópicos pela primeira vez.

A vice-diretora da escola, Eliana Ferreira dos Santos, agradeceu a oportunidade e a parceria firmada com a Univiçosa, e ressaltou ainda a importância da vivência prática junto a instituições que não dispõe das mesmas instalações: “muitas vezes a criança só passa pela vivência teórica, sem sequer compreender mais sobre a prática. Aqui, é a oportunidade de consolidar tudo o que veem em sala de aula e é isso que faz com eles aprendam de verdade. É uma grande contribuição na educação de nossas crianças, o que serve como motivação para que eles estudem”.

Eliana Ferreira reforçou ainda que o contato com os laboratórios, os estudantes e o ambiente da Univiçosa, serve como uma contribuição muito valiosa para que as crianças continuem estudando e possam ingressar no ensino superior.

De acordo com Elenice Aparecida, professora do ensino básico, essa oportunidade é única para o aprendizado os alunos: “esse espaço é muito importe, pois em sala de aula eles têm acesso aos livros didáticos e muitas vezes os alunos só veem fotos, mas o concreto é aqui. Seres vivos microscópicos, por exemplo, é uma disciplina que ensinamos em sala, mas não temos a estrutura para fazer aulas práticas. É através do projeto que eles podem ter contato com a prática.

O Projeto continua com expectativas altas para o ano de 2019: a intenção é de proporcionar essa oportunidade para mais escolas até o final do ano.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/projeto-escola-na-univicosa-inicia-suas-atividades