O projeto Conectando e Experimentando a Engenharia Química, coordenado pela professora Fernanda Raquel Carvalho, desenvolveu as atividades na Escola Estadual Alice Loureiro.
O mês de junho foi marcado pela realização de atividades do Projeto de Extensão Conectando e Experimentando a Engenharia Química, direcionado a alunos das duas turmas do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Alice Loureiro, localizada no bairro Silvestre-MG. O projeto é composto pelos alunos Davi Henrique Santos, Jonathan de Araújo, Karina Sampaio e Raíssa Emanuelle Silva, além da professora coordenadora Fernanda Raquel Carvalho.
O Projeto é baseado em duas partes: na primeira, os integrantes promovem um bate-papo sobre as diferenças na formação e atuação de químicos e engenheiros químicos, visando esclarecer dúvidas recorrentes aos alunos do Ensino Médio. Na segunda etapa, são realizadas atividades práticas, com base em fundamentos de reações ácido-base, popularmente denominadas Água Furiosa e Sangue do Diabo. Estas reações, por apresentarem uma alteração de coloração muito significativa, permitem a visualização da ocorrência da reação pelos alunos, tornando-as muito interessantes.
Os alunos que participaram das dinâmicas estiveram o tempo todo muito entusiasmados, inclusive com sugestões para o desenvolvimento de mais atividades práticas dentro do espaço escolar. Toda a equipe da Univiçosa presente se mostrou muito motivada a dar prosseguimento com Projeto no segundo semestre do ano, trabalhando para que o ‘Conectando e Experimentando a Engenharia Química’ seja ampliado para mais escolaS do município de Viçosa e região.