O texto escrito pelos autores há mais de dez anos foi retomado, atualizado e revisto pela crença dos autores de que era um material potente que precisava ser divulgado
O gestor do curso de Psicologia Bruno Cury e o professor Sérgio Domingues, coordenador do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP), publicaram o capítulo “Contribuições da Teoria da Gestalt para a Educação”, no livro da Bagai Editora intitulado Estudos e pesquisa em educação: saberes e práticas. O texto, escrito pelos autores há mais de dez anos, foi retomado, atualizado e revisto pela crença dos autores de que era um material potente que precisava ser divulgado.
Dentre outros pressupostos, a abordagem essencial da Gestaltpedagogia, proposta defendida no capítulo, é formulada partindo-se das necessidades dos indivíduos, que busca desencadear um processo de crescimento que tem como meta a modificação de padrões pré-estabelecidos. O processo de ensino e aprendizagem não começa na matéria, mas nas possibilidades e necessidades dos alunos - aquilo que se encontra neles é importante e ponto de partida de todas as reflexões feitas a posteriori.
Mesmo com propostas clínicas e de atuação diferentes, os professores estão convictos de que integrar saberes e estudar outras áreas de conhecimento são imprescindíveis na formação do estudante de Psicologia.
Os autores receberam três livros como cortesia, da editora. Cada um ficou com um exemplar e outro foi doado para a biblioteca e está à disposição de todos os estudantes.