Professoras da Univiçosa participam do evento "Tribo Forte ao Vivo 2017"

Professoras da Univiçosa participam do evento "Tribo Forte ao Vivo 2017"

 

Publicado em 01 de novembro de 2017

Nos dias 21 e 22 de outubro, aconteceu no Auditório do Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, o “Tribo Forte ao Vivo 2017”. O evento contou com cerca de 600 participantes dentre profissionais e estudantes de medicina, nutrição, psicologia, educação física, bem como entusiastas da estratégia alimentar Low Carb. A Univiçosa foi representada pela Gestora do curso de Nutrição, professora Cristiane Sampaio Fonseca e pela professora Raquel Duarte Moreira Alves, que em uma apresentação, contribuíram para abrilhantar ainda mais o evento.

A programação do evento incluiu 18 horas de palestras com profissionais renomados na área, como:

  • Dr. José Carlos Souto (Médico);
  • Dr. José Resende Neto (Médico);
  • Dr. Erik Neves (Médico);
  • Patrícia Ayres (Culinarista Low Carb e graduanda em Nutrição);
  • Nanda Muller (Nutricionista);
  • Polyana Rossi da Rocha Freitas (Nutricionista);
  • Djulye Marquato (Nutricionista);
  • Rafael Pereira Lund (Educador Físico);
  • Laura Luis e Tammy Peix (coaches).

As palestras e debates, coordenados por Rodrigo Polesso, fundador da Tribo Forte e expert em emagrecimento certificado em Nutrição Otimizada para Saúde e Bem-estar pela Universidade Estadual de San Diego, na Califórnia (Estados Unidos), tiveram como foco a atualização científica com base em publicações de mais alto grau de evidência e questionamento da prática atual de saúde baseada em evidências fracas e conceitos infundados.

Iniciando as discussões, o nefrologista, Dr.  José Neto, Diretor Científico da Sociedade Mineira de Nefrologia, falou sobre Medicina Baseada em Evidências (MBE), apontando os níveis de evidências científicas e diferenciando o desfecho clínico do desfecho substituto. A apresentação teve como auge a desmitificação com base em evidências científicas dos “perigos” do uso da estratégia Low Carb.

A segunda palestra ministrada pelo clínico geral, Dr. Erik Neves, expert em obesidade e síndrome metabólica com abordagem Low Carb, foi direcionada a traçar as vias metabólicas dos carboidratos com foco no metabolismo de glicose e da frutose.

Já a terceira palestra de cunho motivacional, com as coaches Laura e Tammy, apresentou estratégias para fortalecimento do “querer” por meio de uma abordagem holística com conceitos, desmistificação e dicas estratégicas para seguir um padrão alimentar cetogênico.Tema este bastante polêmico que foi abordado com propriedade e evidências científicas pela quarta palestrante, Patrícia Aires.

Em seguida, as professoras da Univiçosa, Cristiane Sampaio e Raquel Duarte, deram um depoimento de como a presença no evento “Tribo Forte ao Vivo 2016” foi crucial para abrir a mente e começar um processo de mudança e de “pensar fora da caixa”. A dupla traçou a trajetória ao longo do último ano sobre seus estudos e vivências com a prática Low Carb, bem como as discussões sobre o assunto dentro de uma instituição de ensino superior.

Segundo os organizadores do evento, as representantes da Univiçosa promoveram uma verdadeira comoção coletiva conquistando aplausos calorosos com a plateia toda de pé. Ao final desta apresentação, foi feito o lançamento da Pós-Graduação em "Nutrição Baseada em Evidência: Low Carb para Saúde e Prática Esportiva", a primeira do Brasil com essa abordagem, que terá início em abril de 2018 na Univiçosa. Depois deste anúncio, diversos depoimentos de apoio à iniciativa foram lançados nas redes sociais.

O evento continuou com a palestra do Educador Físico, o Mestre Rafael Lund, que desmistificou com muitas evidências científicas o conceito de que “exercício físico emagrece”. Rafael reforçou a importância do exercício físico para a saúde e bem estar, considerando outros aspectos fisiológicos do exercício que não são o metabolismo energético.

Na manhã de domingo, Rodrigo Polesso abriu o dia com uma palestra motivante apontando caminhos para o autoconhecimento e auto responsabilidade necessários para iniciar a autotransformação com reflexões sobre a saúde.

Ainda no domingo, aconteceu a palestra do Dr. Souto que abordou o papel da resistência à insulina na síndrome metabólica e no aumento do risco para doença cardiovascular. Parte da sua palestra foi direcionada a desmistificar o colesterol total e LDL-colesterol como importante fator de risco para tais enfermidades.

As outras três palestras seguintes foram com nutricionistas, que abordaram a prática culinária e refeições no padrão alimentar Low Carb (Polyana Rossi), sobre o uso da Low Carb na prática clínica baseada em evidências como padrão para o tratamento da diabetes (Djulye Marquato) e sobre a prática de consumo alimentar consciente associado ou não ao jejum intermitente (Nanda Muller).

 

Por Raquel Duarte Moreira Alves e Cristiane Sampaio Fonseca


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/profeoras-da-univicosa-participam-do-eventotribo-forte-ao-vivo-2017