Nos dias 21 e 22 de outubro, aconteceu no Auditório do Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, o “Tribo Forte ao Vivo 2017”. O evento contou com cerca de 600 participantes dentre profissionais e estudantes de medicina, nutrição, psicologia, educação física, bem como entusiastas da estratégia alimentar Low Carb. A Univiçosa foi representada pela Gestora do curso de Nutrição, professora Cristiane Sampaio Fonseca e pela professora Raquel Duarte Moreira Alves, que em uma apresentação, contribuíram para abrilhantar ainda mais o evento.
A programação do evento incluiu 18 horas de palestras com profissionais renomados na área, como:
- Dr. José Carlos Souto (Médico);
- Dr. José Resende Neto (Médico);
- Dr. Erik Neves (Médico);
- Patrícia Ayres (Culinarista Low Carb e graduanda em Nutrição);
- Nanda Muller (Nutricionista);
- Polyana Rossi da Rocha Freitas (Nutricionista);
- Djulye Marquato (Nutricionista);
- Rafael Pereira Lund (Educador Físico);
- Laura Luis e Tammy Peix (coaches).
As palestras e debates, coordenados por Rodrigo Polesso, fundador da Tribo Forte e expert em emagrecimento certificado em Nutrição Otimizada para Saúde e Bem-estar pela Universidade Estadual de San Diego, na Califórnia (Estados Unidos), tiveram como foco a atualização científica com base em publicações de mais alto grau de evidência e questionamento da prática atual de saúde baseada em evidências fracas e conceitos infundados.
Iniciando as discussões, o nefrologista, Dr. José Neto, Diretor Científico da Sociedade Mineira de Nefrologia, falou sobre Medicina Baseada em Evidências (MBE), apontando os níveis de evidências científicas e diferenciando o desfecho clínico do desfecho substituto. A apresentação teve como auge a desmitificação com base em evidências científicas dos “perigos” do uso da estratégia Low Carb.
A segunda palestra ministrada pelo clínico geral, Dr. Erik Neves, expert em obesidade e síndrome metabólica com abordagem Low Carb, foi direcionada a traçar as vias metabólicas dos carboidratos com foco no metabolismo de glicose e da frutose.
Já a terceira palestra de cunho motivacional, com as coaches Laura e Tammy, apresentou estratégias para fortalecimento do “querer” por meio de uma abordagem holística com conceitos, desmistificação e dicas estratégicas para seguir um padrão alimentar cetogênico.Tema este bastante polêmico que foi abordado com propriedade e evidências científicas pela quarta palestrante, Patrícia Aires.
Em seguida, as professoras da Univiçosa, Cristiane Sampaio e Raquel Duarte, deram um depoimento de como a presença no evento “Tribo Forte ao Vivo 2016” foi crucial para abrir a mente e começar um processo de mudança e de “pensar fora da caixa”. A dupla traçou a trajetória ao longo do último ano sobre seus estudos e vivências com a prática Low Carb, bem como as discussões sobre o assunto dentro de uma instituição de ensino superior.
Segundo os organizadores do evento, as representantes da Univiçosa promoveram uma verdadeira comoção coletiva conquistando aplausos calorosos com a plateia toda de pé. Ao final desta apresentação, foi feito o lançamento da Pós-Graduação em "Nutrição Baseada em Evidência: Low Carb para Saúde e Prática Esportiva", a primeira do Brasil com essa abordagem, que terá início em abril de 2018 na Univiçosa. Depois deste anúncio, diversos depoimentos de apoio à iniciativa foram lançados nas redes sociais.
O evento continuou com a palestra do Educador Físico, o Mestre Rafael Lund, que desmistificou com muitas evidências científicas o conceito de que “exercício físico emagrece”. Rafael reforçou a importância do exercício físico para a saúde e bem estar, considerando outros aspectos fisiológicos do exercício que não são o metabolismo energético.
Na manhã de domingo, Rodrigo Polesso abriu o dia com uma palestra motivante apontando caminhos para o autoconhecimento e auto responsabilidade necessários para iniciar a autotransformação com reflexões sobre a saúde.
Ainda no domingo, aconteceu a palestra do Dr. Souto que abordou o papel da resistência à insulina na síndrome metabólica e no aumento do risco para doença cardiovascular. Parte da sua palestra foi direcionada a desmistificar o colesterol total e LDL-colesterol como importante fator de risco para tais enfermidades.
As outras três palestras seguintes foram com nutricionistas, que abordaram a prática culinária e refeições no padrão alimentar Low Carb (Polyana Rossi), sobre o uso da Low Carb na prática clínica baseada em evidências como padrão para o tratamento da diabetes (Djulye Marquato) e sobre a prática de consumo alimentar consciente associado ou não ao jejum intermitente (Nanda Muller).
Por Raquel Duarte Moreira Alves e Cristiane Sampaio Fonseca