O estudante de psicologia Leandro da Costa Cavalcanti e a professora Andrea Olimpio tiveram um artigo aprovado para ser apresentado no Congresso Internacional de Ciências da Religião.
O artigo intitulado “O adoecimento como alegoria da função transcendente: um olhar a partir da abordagem junguiana” busca compreender o adoecimento humano e seus sintomas como parte de um movimento de transcendência individual e coletiva. O trabalho considera tanto a dimensão biológica quanto a psíquica, em vez de ver o adoecimento apenas como um problema médico e de maneira negativa.
A ideia para a pesquisa surgiu num grupo de estudos da disciplina de psicologia junguiana, que despertou o interesse do estudante para o tema. A parceria entre Leandro e a professora Andrea já rendeu outro artigo, que foi publicado ano passado nos anais do VI CONACIR (Congresso Nacional de Ciências da Religião) da UFJF.
Interessado pelo tema do adoecimento, pela perspectiva da Psicologia, Leandro encontrou na abordagem de Jung apoio teórico para os seus estudos “Desde que entrei pra Univiçosa sempre tive vontade de estudar Jung. Aqui na Univiçosa temos uma condição extremamente rara de encontrar em outras universidades, que são dois professores de formação junguiana extremamente acessíveis e com muito conhecimento prático e teórico. Que é a Andrea e o André. Assim pude desenvolver e aprender muito sobre teoria e prática.”
A apresentação será na Sessão Temática Religião, Espiritualidade E Saúde: A Busca De Sentidos Quando A Vida Está Em Risco, de número 14. Para obter mais informações, clique aqui.