A I Conferência "A Juventude e o Futuro do Brasil - o COLUNI na construção de um novo país" aconteceu nesta quinta (7) e sexta-feira (8), no Auditório do Colégio.
A professora do curso de Nutrição e preceptora de estágios da Clínica Integrada da Univiçosa, Mônica Jorge, foi mediadora de um dos painéis da I Conferência “A juventude e o Futuro do Brasil – o COLUNI na construção de um novo país”. O evento foi promovido pelo Grêmio Estudantil do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (CAp-COLUNI/UFV). De acordo com a organização, o objetivo do evento foi "discutir o papel do jovem no desenvolvimento do Brasil e pensar as possibilidades e potencialidades da juventude em quatro áreas: Educação, Saúde Pública, Empreendedorismo e Política".
Em dois dias de painéis e palestras magnas, foram discutidas propostas de intervenção conectadas à juventude. No primeiro dia, a discussão permeou o tema "Educação e Saúde Pública". O professor da UFV, Alan Ferreira de Freitas, abriu o evento com a palestra "Por que causar impacto?". O professor citou o escritor Rubem Alves, ao reforçar que "a educação para as habilidades perde seu sentido sem que haja a educação para as sensibilidades".
Bloco Educação
No primeiro bloco, intitulado "Educação", o mestre em Estudos Latinoamericanos, Gustavo Empinotti, ministrou a palestra magna "A Situação da Educação no Brasil", prospectando, por meio de dados, os desafios e perspectivas da educação no país. O primeiro painel da noite abordou o tema "A Juventude e o futuro da Educação". As debatedoras foram a ex-secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, Macaé Evaristo, e a estudante que participou do programa Jovens Embaixadores, da Embaixada Estadunidense, Laura Leal. O moderador do painel foi o professor do Coluni, Paulo Tadeu Gandra.
Bloco Saúde Pública
No segundo bloco da noite, sobre "Saúde Pública", os participantes puderam assistir a palestra magna sobre os "Trinta Anos do SUS: conquistas, desafios e resistências" ministrada pelo professor do Departamento de Medicina e Enfermagem da UFV, Rodrigo Siqueira Batista.
Após o intervalo cultural, o ex-aluno do Coluni e atual Diretor Administrativo-Financeiro da Univiçosa, Mateus Mendonça Vieira, conversou com os participantes e reiterou que a Faculdade considera de extrema importância apoiar eventos como este, que instigam os estudantes do Ensino Médio a pensarem sobre o futuro.
O segundo painel da noite abordou o tema "Renovar e Inovar: novas práticas e discussões em saúde pública". Os debatedores foram o doutorando em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva pela UFRJ, Marcelo Nobile Franco, e os professores do Departamento de Medicina e Enfermagem da UFV, Leandro David e Rodrigo Siqueira Batista. A mediadora do debate foi a professora do curso de Nutrição e preceptora de estágios da Clínica Integrada da Univiçosa, Mônica Jorge. A professora Mônica também foi aluna do Coluni durante o Ensino Médio.
Foram discutidos o papel da ciência na promoção da saúde, as definições de saúde pública, a importância das pesquisa na melhoria das condições de vida da população, além de reflexões acerca do tema proposto.
Bloco Empreendorismo e Política
No segundo dia da Conferência, foram discutidas questões sobre empreendedorismo e política. A palestra magna, com o tema "Como o Empreendedorismo Pode Transformar o País?", foi ministrada pela Fundadora da empresa She's Tech, Ciranda de Morais.
Em seguida, o painel "Impacto Social e Intraempreendedorismo: caminhos da inovação" foi formado pelos debatedores Tiago Mitraud e Beta Pontelo. A moderação ficou a cargo de Carolinne Bernardeli.
Bloco Política
O quarto e último bloco da Conferência abordou temas relacionados à política. A palestra magna "A renovação política no Brasil: construindo um novo país" foi ministrada pelo médico da Divisão de Saúde da UFV, Bruno Santos.
O último painel, teve como tema a "Renovação Política: novas formas de se lidar com o Estado". Os debatedores foram o doutor em Direito Público pela UERJ, Ivar Hartmann, e a analista de gestão da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, Camila Nonaka. O moderador foi o professor do Coluni, Geraldo Emery.
No encerramento da I Conferência “A juventude e o Futuro do Brasil – o COLUNI na construção de um novo país”, Wellington Vitorino entusiasmou os participantes com a palestra "É possível fazer a diferença!".