A tese “Remoção biológica de nitrogênio amoniacal de efluentes com alta salinidade” abordou os efeitos da salinidade sobre a remoção de nitrogênio amoniacal e a estrutura da comunidade microbiana envolvida no processo de nitrificação.
Larissa Quartaroli durante a defesa da tese
Nesta quinta-feira (28), a professora dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Química da Univiçosa, Larissa Quartaroli, defendeu sua tese de doutorado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), no Departamento de Engenharia Civil. Em comemoração à conquista, os alunos do 7° período (noturno) do curso de Engenharia Ambiental organizaram uma confraternização surpresa para a professora na sexta-feira (29).
A tese “Remoção biológica de nitrogênio amoniacal de efluentes com alta salinidade” abordou os efeitos da salinidade sobre a remoção de nitrogênio amoniacal e a estrutura da comunidade microbiana envolvida no processo de nitrificação. O foco principal do trabalho foi a “água de produção”, rejeito proveniente da exploração de petróleo, que com a exploração da camada pré-sal aumentou seus níveis de salinidade, o que prejudicou seu tratamento convencional.
“Não há nada mais gratificante na vida profissional do que o reconhecimento, e principalmente vindo dos meus alunos. É a prova de que fiz a escolha certa e que a missão está sendo cumprida!”, comenta Larissa Quartaroli que citou Paulo Freire “Eu nunca poderia pensar em educação sem amor. É por isso que eu me considero um educador: acima de tudo porque eu sinto amor”.
A gestora dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Química, Daniella Sette, parabeniza a professora Larissa Quartaroli pela conquista tão merecida e afirma que é um grande orgulho tê-la como parte do seu corpo docente.