O professor do curso de Psicologia e Coordenador do Núcleo de Apoio Psicopedagógico da Univiçosa, Sérgio Domingues, teve um artigo publicado na revista Educação e Pesquisa da Universidade de São Paulo – USP, com Qualis A1, intitulado “A adaptação de estudantes que chegaram à educação superior em Minas Gerais durante o ensino remoto”.
A pesquisa foi realizada em parceria com as professoras Rita de Cássia de Souza e Carolina Silva Bandeira de Melo e com a bolsista Beatriz Monteiro da Cruz da Universidade Federal de Viçosa – UFV e contou com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq sob edital PIBIC/CNPq 2021-2022
Para Sérgio, “no Núcleo de Apoio Psicopedagógico temos nos dedicado a investigar as vivências acadêmicas dos estudantes em suas diferentes dimensões (pessoal, interpessoal, institucional, de estudo e carreira) e nesse contexto tornou-se fundamental investigar em colaboração com os colegas da UFV como se deu a adaptação dos estudantes que ingressaram no ensino superior durante o regime de ensino remoto”, explica.
O artigo do docente investiga as vivências e a adaptação de estudantes ao ensino superior entre os anos de 2020 e 2021. Os dados mostraram que as relações interpessoais dos estudantes foram afetadas pelo ensino remoto e a dimensão pessoal, relacionada com a saúde mental e bem-estar, esteve bastante prejudicada, o que pode ser um efeito do distanciamento social provocado pela pandemia do Covid-19. Por outro lado, surpreendeu o quanto os estudantes e as próprias instituições de ensino criaram meios de aproximação, tanto intra quanto extraclasse, utilizando as tecnologias de informação e comunicação para criar conexões, mesmo à distância. Os resultados mostram, ainda, que os estudantes consideravam que a aprendizagem tinha sido prejudicada pelo ensino remoto e que, apesar de suas facilidades e comodidade, estavam ansiosos por uma melhor aprendizagem com o retorno das aulas presenciais.
Esse estudo é um passo importante para que novas estratégias voltadas para a permanência dos estudantes no ensino superior sejam desenvolvidas, buscando melhorias em sua aprendizagem e desenvolvimento.
O Qualis é a forma como periódicos científicos são avaliados. O extrato A (composto por A1, A2, A3 e A4; B1... até C ) é a melhor avaliação para um periódico. Significa que a revista passou por um processo de avaliação rigoroso e foi constatado que as suas publicações são boas, que ela está indexada em uma base de dados e que ela atende outros critérios específicos de cada área.