Com o tema “Educação superior: inovação e inclusão para o Brasil que queremos”, o XI Congresso Brasileiro de Educação Superior Particular destacou a relevância da inovação e da inclusão para a educação superior do país.
Três dias respirando educação, inovação, trocando saberes e aprendizados. Essa foi a experiência do Presidente do Conselho de Mantenedores da Univiçosa, professor Nelson Fernandes Maciel, e do Diretor Geral, professor Evaldo Zeferino Rodrigues. Ambos representaram a Faculdade no XI Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP).
Com o tema “Educação superior: inovação e inclusão para o Brasil que queremos”, a 11ª edição do Congresso aconteceu na Ilha de Comandatuba/BA e reuniu cerca de 450 pessoas de todas as regiões do país. Os congressistas debateram questões referentes à relevância da inovação e da inclusão, analisando de que forma a evolução tecnológica pode garantir a ampliação do acesso à educação superior, sem perda da qualidade.
Em meio a diversos temas abordados, os participantes debateram sobre políticas públicas dirigidas à inovação e à inclusão na educação superior; o papel da educação no combate à corrupção; novas formas de financiamento estudantil e o futuro das instituições de educação superior; inclusão social; perspectivas e soluções educacionais para o Brasil; e o novo marco regulatório.
Uma novidade desta edição do Congresso foi o oferecimento de workshops explicativos sobre os novos atos regulatórios e instrumentos de avaliação. A partir da parceria com a Secretaria de Regulação da Educação Superior – SERES/MEC e do Conselho Nacional de Educação, os organizadores do CBESP exercitaram a colaboração público-privada, a fim de possibilitar a construção coletiva de protocolos de atuação das Instituições de Ensino.
Ação concreta: Carta de Comandatuba
As apresentações e debates resultaram na Carta de Comandatuba. O documento, contendo resultados e propostas do XI CBESP, possui reflexões significativas que poderão embasar as Políticas Públicas, assim como o cotidiano das Instituições Particulares de Educação Superior.
De acordo com a Assessoria de Comunicação do CBESP, “o documento ressalta as experiências concretas de inovação digital apresentadas ao longo dos três dias, bem como a importância de se buscar novas formas de viabilizar a captação e a retenção de alunos e a necessidade de continuidade do esforço de todos os segmentos para o alcance das metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE)”.
Participação da Univiçosa
O Diretor Geral da Univiçosa, professor Evaldo Zeferino Rodrigues, explicou que a participação da Direção e da Mantenedora da Faculdade no XI CBESP foi de extrema importância, já que se trata do principal evento de educação do Brasil. “No CBESP são discutidos os principais movimentos e tendências da educação. Nesta edição, em especial, nos foi proposta a reflexão da inovação com vistas à inclusão social. Nesse sentido, a Univiçosa, que está sempre atenta às novidades para buscar melhorias constantes e crescer de forma consolidada, não poderia deixar de participar deste Congresso. Nosso objetivo é proporcionar a toda comunidade acadêmica o que há de melhor em termos de método pedagógico, tecnologias e inovação em prol da qualidade de ensino”, finalizou o Diretor.
Sobre o CBESP
O CBESP é uma iniciativa do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, organização sem fins lucrativos formada pelas seguintes entidades: Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (ABMES), Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades (Abrafi), Associação Nacional dos Centros Universitários (Anaceu), Associação Nacional das Universidade Particulares (Anup), Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior (Semesp), Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) e Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Rio de Janeiro (Semerj).