Mapa de risco é uma representação gráfica que identifica, para cada ambiente de trabalho existente na empresa, os agentes físicos, químicos e biológicos, bem como situações que representam risco de acidentes e ergonômicos, com potencial de causar danos à saúde e integridade física dos trabalhadores
Os alunos da pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho realizaram atividade prática de elaboração de mapas de risco para os laboratórios de Química da Univiçosa, durante a aula da disciplina Riscos Químicos, ministrada pela professora Fernanda Raquel Carvalho, no último sábado (1).
Mapa de risco é uma representação gráfica que identifica, para cada ambiente de trabalho existente na empresa, os agentes físicos, químicos e biológicos, bem como situações que representam risco de acidentes e ergonômicos, com potencial de causar danos à saúde e integridade física dos trabalhadores. Sua importância está em propiciar o conhecimento dos riscos que podem estar sujeitos os colaboradores e conscientizar quanto ao uso dos EPI´s (Equipamentos de Proteção Individual).
A atividade foi baseada no levantamento dos riscos existentes nos laboratórios, seguido de uma avaliação qualitativa dos graus destes riscos, classificando-os como baixo, médio ou alto. Por fim, foram desenhadas as plantas baixas dos ambientes avaliados e os riscos foram dispostos sobre esta planta.
Esta atividade prática foi muito bem aceita pelos alunos, que viram uma oportunidade de observar o local, imaginar as situações de risco e discutir sobre elas. A pós-graduanda Oscalina Auxiliadora fez disse: “Eu como aluna da Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e estagiária da empresa Engelig, vejo que a elaboração do mapa de risco é essencial para garantir a segurança de toda a equipe durante a realização do trabalho, a fim de reduzir o número de acidentes e danos à saúde do trabalhador”.