Entenda o que é consultoria nos negócios, sua contribuição, os principais tipos de consultoria e qual o papel do consultor.
Está tendo algum problema operacional, financeiro ou gerencial? Quer melhorar os resultados e se diferenciar da concorrência, mas não sabe como?
A consultoria organizacional pode ser a solução.
Seu objetivo é identificar problemas e formular soluções relacionadas a determinado processo ou área da empresa, de forma a gerar resultados satisfatórios e ajudar a alcançar metas e objetivos preestabelecidos em qualquer tipo ou tamanho de empresa. Em muitos casos, o empresário busca na consultoria uma saída para melhorar o seu processo de produção, o aumento das vendas, o controle financeiro, assim como também diversas outras demandas específicas.
A consultoria pode ser tanto interna, quanto externa, e esta definição ou escolha, depende do objetivo e da meta de cada organização. A consultoria Interna é realizada por um consultor que faz parte do corpo de funcionários ou colaboradores da empresa e acompanha diariamente todos os processos e a cultura da empresa.
Já a consultoria externa é realizada por consultores autônomos ou empresas especializadas em consultoria a partir de um contrato assinado entre as partes. Diante disso, o papel do consultor, independentemente do tipo de consultoria, é diagnosticar problemas ou falhas operacionais em diversas áreas e orientar/propor a melhor e mais adequada solução, levando em consideração a redução de custos e o aumento do faturamento. Cabe ao consultor obter informações, desenvolver e executar um plano de ações que atenderá às necessidades de cada organização.
Para ser um consultor de empresas o profissional deve ser graduado em Administração, Contabilidade, Economia e áreas afins, bem como buscar qualificação profissional e especializações para a execução dessa profissão que está em constante crescimento devido à competitividade mercadológica, principalmente na era da comunicação digital. O profissional deve ainda ter habilidades em Gestão de Custos, Gestão de Pessoas, Administração Financeira, Gestão de Processos, dentre outras áreas que contribuem para soluções de problemas gerenciais.
Com uma consultoria eficaz, a empresa é capaz de, dentre outros benefícios:
· Identificar falhas processuais;
· Padronizar processos;
· Gerenciar crises na área financeira, marketing ou pessoas;
· Aumentar receita e diminuir despesas;
· Reestabelecer a produtividade.
O Instituto Brasileiro de Consultores de Organização – IBCO define o consultor como um profissional experiente, perito, capacitado técnica e legalmente, idôneo, ético, isento, imparcial, automotivado para a missão. Considera ainda, que ele possui conhecimentos e habilidades específicas com a visão “de fora”, usando atitudes corretas, autenticidade, capacidade analítica e as ferramentas necessárias (muitas, até desconhecidas pela organização) que ofereçam os melhores resultados para a empresa.
Por: Ana Cláudia da Silva - Contadora, Especialista em Gestão de Pessoas. Professora dos cursos de Administração, Gestão de Empresas e Ciências Contábeis da Univiçosa.