Discute-se cada vez mais a necessidade de se pensar uma publicidade que envolve a paixão do cliente pelo produto ou serviço e a geração de emoção que se pode oferecer
Futebol traz muitas lições de marketing (Foto: MorgueFile)
Daiane Miranda de Freitas: Administradora; Doutora em Gestão Esportiva. Gestora dos cursos de Administração e Gestão de Empresas da Univiçosa
No marketing contemporâneo discute-se cada vez mais a necessidade de se pensar uma publicidade que envolve a paixão do cliente pelo produto ou serviço e a geração de emoção que se pode oferecer a ele. Muito mais do que Produto, Praça, Preço e Promoção, o cenário atual de consumo exige entender de paixão e emoção.
Quando pensamos em um torcedor indo ao estádio de futebol assistir seu time jogar 90 minutos, percebemos claramente a seguinte cena: a experiência vivida durante o jogo do time do coração. Imagina quantos clientes não queremos assim para nossas empresas? Que sejam fiéis porque amam nossos produtos ou serviços e que após o consumo destes percebe que entregamos algo além do que esperava, ou seja, proporcionamos uma experiência única. O futebol nos traz muitas lições de marketing mas, que muitas vezes, dependendo do nosso negócio, é preciso trabalhar arduamente para concretizar.
Satisfazer o cliente já é o mínimo que as organizações devem cumprir. Entretanto, exceder as expectativas, gerando o encantamento, poucos se preocupam ou não sabem como fazer. Quando um cliente chega à nossa empresa ele quer muito mais do que comprar um presente para o pai ou a mãe, ele quer sentir a emoção após a entrega. Tornar este momento inesquecível é muito importante. Aproveitando o exemplo do futebol, vemos que ele surpreende não só pelos momentos dentro do campo, mas, sobretudo, pelo seu envolvimento emocional, pelos sentimentos que aflora em cada torcedor.
Desta forma, assim como no futebol, busque encantar seu cliente com ações que envolvam suas emoções, analise profundamente seus concorrentes, envolva toda sua equipe em prol do resultado comum.