Outubro Rosa: nós apoiamos essa causa!

Outubro Rosa: nós apoiamos essa causa!

 

Publicado em 03 de outubro de 2018

Na década de 1990, nasce o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade (INCA – Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva).

A doença é causada pela multiplicação de células anormais da mama. Existem vários tipos de tumores, alguns de desenvolvimento rápido e outros mais lentos.

Leia a cartilha: Cancêr de mama - é preciso falar sobre isso

O que aumenta o risco da doença?

São vários fatores que podem ocasionar a doença, sendo a idade um dos mais importantes. Outros fatores são:

Ambientais e comportamentais: obesidade e sobrepeso após a menopausa; sedentarismo; consumo de bebida alcoólica; exposição frequente a radiações ionizantes (Raios-X).

História reprodutiva e hormonal: primeira menstruação antes de 12 anos; não ter tido filhos; primeira gravidez após os 30 anos; não ter amamentado; parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos; uso de contraceptivos hormonais (estrogênio-progesterona); ter feito reposição hormonal pós-menopausa, principalmente por mais de cinco anos.

Genéticos e hereditários: história familiar de câncer de ovário; casos de câncer de mama na família, principalmente antes dos 50 anos; história familiar de câncer de mama em homens; alteração genética, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2.

Como prevenir?

Cerca de 30% dos casos podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como: praticar atividade física regularmente; alimentar-se de forma saudável; manter o peso corporal adequado; evitar o consumo de bebidas alcoólicas; amamentar.

Quais os sinais e sintomas?

  • Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor;
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
  • Alterações no bico do peito (mamilo);
  • Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;
  • Saída espontânea de líquido dos mamilos.

Existe tratamento para câncer de mama! Cuide de você.

Fonte: INCA – Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/outubro-rosanos-apoiamos-ea-causa