A visão do Psicólogo na assistência do paciente oncológico em tratamento fisioterápico
Nesta sexta-feira (09), os alunos curso de Fisioterapia e Psicologia da Univiçosa, tiveram um encontro com a Professora, Maria Tereza Brandi, que ministrou a palestra: A Oncologia na visão da Psicologia.
Formada em Psicologia pela Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, Mestre em Saúde pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Especialista em Psicologia Hospitalar pela Fundação Mineira de Educação e Cultura de Belo Horizonte. A convidada abordou temas relevantes do cuidado com o paciente com o diagnóstico de Câncer em tratamento fisioterápico, como: a subjetividade de cada um para lidar com o problema, o papel da família, amigos e a importância de uma equipe inter e multidisciplinar para a busca da integralidade na assistência deste paciente através de uma visão holística.
A espiritualidade também foi uma estratégia de enfrentamento citada como o diferencial para a manutenção deste paciente na luta pela vida, atrelada às possibilidades de tratamento, quebrando o rótulo de morte eminente que carrega esta patologia.
Segundo a organizadora do evento, a Professora da disciplina de Fisioterapia Aplicada à Oncologia, Andréia Kelly R. Almeida, a união de alunos dos diversos cursos da saúde, que encheram o auditório desta Instituição, foi fundamental para entenderem a interdisciplinaridade como condição fundamental para o apoio às demandas do paciente e o sucesso do tratamento fisioterápico. “Iniciativas como essa são de grande importância para a interação dos estudantes, no entendimento de que saúde se faz através do coletivo e não de ações fragmentadas de cada especialidade”.