Os CEJUSC’s têm promovido práticas de conciliação, mediação e outros métodos consensuais de solução de conflitos.
Na última sexta-feira (05) foi realizada a 16ª Oficina de Pais e Filhos da Comarca de Viçosa, os eventos têm como objetivo ajudar pais, crianças e adolescentes a passarem pelo momento de novo arranjo familiar que se dá com o divórcio do casal.
Essa Oficina, de forma inédita, foi realizada no ambiente escolar, na Escola Municipal Ministro Edmundo Lins, com adolescentes do sétimo, oitavo e nono ano do Ensino Fundamental que fazem parte de famílias que estão passando por esse reajuste. De acordo com a equipe, a experiência de fazer uma Oficina de Adolescentes na escola foi muito enriquecedora, pois os participantes já tinham intimidade uns com os outros, o que fez as atividades e participação fluírem de uma forma ímpar.
Para os alunos cujos pais moram juntos, foi feito um trabalho de cidadania em parceria com o “Projeto Themis – Aluno Cidadão”, da UFV, e o “ECA nas Escola”, da Univiçosa. O trabalho foi feito para conscientizar os alunos sobre o dia a dia forense, os operadores do Direito e suas funções. Além disso, foi realizado um Júri simulado com a participação dos alunos.
A necessidade da Oficina na escola, se deu devido à necessidade da ampliação do número desses eventos para integralizar a formação dos instrutores que fizeram o curso de capacitação em agosto de 2018. Devido ao bom retorno da Oficina de Parentalidade na escola, o CEJUSC pretende realizar outras edições dessa forma, em parceria das escolas, “Themis” e “ECA na Escola”.
Foto: Ana Clara (CEJUSC), Ramon (ECA na escola), Joice (Defensoria Pública), Ivan (Themis), Carolina (Themis), João Victor (CEJUSC), Regina (expositora voluntária), Juliana (Psicologia Univiçosa), Adriana (advogada), Jamille (mestranda do departamento de educação) e Marianne (CEJUSC).