Coimbra foi o município que nos recebeu, com o apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde
O sábado (26) foi movimentado na Estação Rodoviária de Coimbra! Foi o dia da 3ª Feira da Cidadania do semestre, e a última do ano. Durante toda a manhã, nos mais de 200 atendimentos, trocamos informações, levamos instruções e orientações à população local. Além dos inúmeros momentos de interação com as pessoas que vieram até nós!
O Coordenador da Extensão da Univiçosa, professor Marcelo Dias, ressalta o quanto fica feliz com a realização de cada Feira. “O nosso objetivo é sermos melhores em cada serviço que oferecermos à população. Queremos não só crescer como Instituição, mas crescer com a Comunidade, levando e abrangendo o conhecimento para além de nossos muros. Assim, acreditamos que é possível melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas por meio dos atendimentos e dos projetos de extensão que temos, como a Feira da Cidadania”.
Alunos e professores da Univiçosa se prepararam para que pudéssemos atender a todos que chegassem até nós da melhor forma possível. Os estudantes do curso de Administração, orientados pela professora Bárbara Calçado, levaram orientações sobre como fazer orçamentos e planejamentos financeiros; os quais podem ser aplicados a pequenas empresas, a microempresários e a pessoas físicas também. Os interessados tiraram todas as dúvidas e fizeram o planejamento junto com os estudantes.
Já os estudantes do curso de Engenharia Química, sob orientação da professora Svetlana Fialho, participaram da Feira com o objetivo de mostrar e difundir o conhecimento adquirido ao longo do curso. Ofereceram atividades para interagir com as crianças, como a “amoeba” produzida com substâncias químicas, e a distribuição do “limpa vidros”, que é muito elogiado pela eficiência que tem. Além disso, exemplares da receita deste produto tão mágico foi distribuída.
Você também pode produzi-lo em casa! A receita completa pode ser conferida ao final da matéria.
A Engenharia Ambiental também movimentou muito a nossa tenda! Também sob orientação da professora Svetlana Fialho, os estudantes trabalharam e levaram produtos ecológicos à população, mostrando que é possível reutilizar produtos químicos, que convencionalmente utilizamos em nosso cotidiano, como o óleo de cozinha, para produzir produtos naturais. Um exemplo apresentado e distribuído foi o sabão ecológico.
O curso de Psicologia, orientado pela professora Tereza Brande, interagiu com a população por meio de atividades lúdicas, que tinham como objetivo levar os participantes a pensar no que sentem e no porque desenvolveram determinados sentimentos. Além disso, os jogos também levavam as pessoas a entender os sentimentos mais comuns e cotidianos que podemos sentir, como o medo, a raiva, a ansiedade, a felicidade, entre outros. Assim, os alunos do curso iam conversando e acolhendo as pessoas, e explicando o papel do psicólogo na sociedade. Em alguns casos, havendo necessidade, o participante poderia ser encaminhado à Clínica de Psicologia da Univiçosa.
A aferição da pressão arterial e da glicemia ficou por causa dos estudantes do curso de Farmácia, sob orientação da professora Grasielle Gusman. Caso houvesse necessidade, o paciente poderia ser encaminhado para o hospital mais próximo. Além disso, os estudantes também compartilharam informações acerca do armazenamento correto de medicamentos e as verdades e mentiras sobre o uso de plantas medicinais.
As avaliações e orientações nutricionais não faltaram! Os estudantes do curso de Nutrição, sob orientação da professora Ana Cristina, se preocuparam em orientar por meio do Índice de Massa Corporal (IMC), oferecendo informações sobre uma alimentação correta. As crianças também se divertiram muito com os estudantes de Nutrição: atividades lúdicas para descobrir o nome dos alimentos e desenhos para colorir frutas e verduras. Os visitantes não foram embora sem ganhar uma plantinha comestível!
Por fim, o curso de Fisioterapia deu importância às orientações referentes às condições posturais. O objetivo era que as pessoas não saíssem do estande sem saber como podem melhorar a postura - evitando dores ao carregar sacolas, ao se sentar, ao se movimentar -, sobre os riscos e cuidados da Osteoporose, sobre os benefícios da Hidroterapia e sobre o quanto a Fisioterapia pode trazer melhorias à qualidade de vida dos pacientes.
A Secretária de Saúde de Coimbra, Elisângela Oliveira, ressaltou que ficou muito feliz com a ida da Univiçosa ao município, já que admira muito a Feira da Cidadania da Instituição. “Estando à frente da Secretaria da Saúde, identifiquei uma grande oportunidade de trazer a Univiçosa para perto de nós, para que possamos oferecer serviços de qualidade e gratuitos em conjunto”, completou.
Já para os estudantes, é uma oportunidade de eles colocarem em prática tudo o que aprendem em sala de aula, como afirmou a estudante Marcela Aparecida de Paiva: “nós aprendemos muito participando de projetos como este, porque conseguimos colocar em prática todo o conhecimento que estamos adquirindo durante o curso. Isto contribui muito para a nossa experiência profissional e pessoal, além de agregar valor à nossa graduação”, afirma.
Maria Madalena, uma de nossas participantes mais sorridentes, disse o quanto ela ficaria arrependida se tivesse ficado em casa: “levantei da cama para passear com os meus netos e encontrei a tenda da Univiçosa aqui. Já conferi como anda a minha saúde e ainda recebi algumas orientações para melhorar ainda mais”.
Como mencionamos anteriormente, você pode produzir o "limpa vidros" em sua casa:
RECEITA
Ingredientes:
500 mL de vinagre de álcool
1 colher (sopa) de detergente neutro (evita manchas)
Modo de preparo:
Misture os ingredientes e coloque em um borrifador. Aplique sobre as superfícies de vidro com auxílio de um pano limpo e macio.