Daniel Silva Jaques: Engenheiro Ambiental, Mestre em Geotecnia. Professor do curso de Engenharia Ambiental da Univiçosa.
A resposta é simples: TUDO!
A relação das engenharias vai muito além do conjunto de disciplinas semelhantes estudadas no ciclo inicial (até 4º período) do curso. No caso da Engenharia Ambiental, esta relaciona-se com as demais no exercício da profissão.
Em qualquer projeto de engenharia, independente da área ou do porte, sempre haverá pelo menos uma intervenção que provocará impacto(s) ambiental(ais). Isso, por si só, já configura a necessidade de um especialista que terá a brava missão de estudar e aplicar técnicas para que o desenvolvimento, implantação e operação de um determinado projeto possam ser feitos com o mínimo impacto ambiental possível: o Engenheiro Ambiental.
Para esta missão existe todo um procedimento que o Engenheiro Ambiental deve realizar, chamado de regularização ambiental, através do qual é possível atestar a viabilidade ambiental de um determinado empreendimento. Ou seja, em todos os empreendimentos, algum Engenheiro Ambiental deverá ser contratado para esta demanda.
Por este motivo, o Engenheiro Ambiental tem que ser um profissional multifacetado, que saiba de tudo um pouco para lidar com todos os outros profissionais da engenharia na busca de soluções para o desenvolvimento sustentável.