Por Liesse Costa*.
Mesmo diante de uma plateia pequena, algumas pessoas ficam apavoradas quando o assunto é falar em público. O que para muitos é normal, para outros é um pesadelo que gera calafrios, dor de barriga, boca seca e até pernas bambas. Todos nós já passamos ou passaremos por momentos assim, seja na vida acadêmica, ao apresentar um trabalho, ou em uma entrevista de emprego. Mas, você sabia que existem técnicas que podem ajudá-lo a desenvolver melhor sua oratória e controlar todo este medo de falar em público?
Uma primeira dica, é a mudança de pensamento. Pensamentos e palavras têm poder! Que tal ao invés de pensar e dizer que não irá conseguir, que ficará nervoso, não conseguirá encarar a plateia ou irá gaguejar, mudar para, sou capaz, minha apresentação será clara e todos vão entender minha mensagem, eu confio no que planejei! Através desta forma de pensar diferente, o seu cérebro entenderá sua autoconfiança fazendo com que você fique menos nervoso diante do público.
Outra dica também importante, é entender realmente o que irá apresentar. Quando você domina o tema a ser abordado, você não ficará preso ao roteiro e ou lendo os slides do começo ao fim. Lembre-se que em uma apresentação, principalmente usando slides e microfones, tudo pode acontecer, conhecendo o seu tema, você improvisará e sentirá seguro diante do público.
E por falar em público, conheça-o, trace estratégias para se conectar com ele, pense na linguagem mais adequada para que se interessem e compreendam o que você está expondo. Adapte cada apresentação ao público-alvo.
Para finalizar, sugiro que leia muito. A leitura deixará seu vocabulário mais enriquecido, assista vídeos de palestrantes e veja a forma que eles abordam os variados assuntos, esteja atento aos gestos e postura corporal, olhe no olho da plateia e seja o centro de domínio naquele momento. Vença o medo e receba os aplausos da plateia como dever cumprido.
Liesse Costa (@costaliesseoficial) – Jornalista, Pós Graduando em Gestão de Pessoas, Competências e Coaching pela Univiçosa.