O Centro Acadêmico de Engenharia Química (Reagir) realizou a palestra “Atuação do Engenheiro Químico nas Ciências Forenses”

O Centro Acadêmico de Engenharia Química (Reagir) realizou a palestra “Atuação do Engenheiro Químico nas Ciências Forenses”

O Reagir da UNIVIÇOSA realizou a palestra no último dia 05 de maio!

Publicado em 13 de maio de 2021

O Centro Acadêmico de Engenharia Química Reagir do Centro Universitário de Viçosa - UNIVIÇOSA realizou, no dia 05 de maio de 2021, a palestra “Atuação do Engenheiro Químico nas Ciências Forenses” que contou com a participação de 31 pessoas. Tal palestra foi ministrada por Eduardo Mendes Cardoso, Engenheiro Químico com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e Mestre em Ciência dos Materiais e Toxicologia Analítica.

Inicialmente, o palestrante apresentou os conceitos e um breve histórico das Ciências Forenses e Perito Criminal, mostrando que por volta de 2000 a.C. já existiam escritos indianos e egípcios sobre venenos e antídotos. Este ramo se desenvolveu ao longo dos anos, até que em 2014, o Instituto Nacional de Criminalística, situado em Brasília/DF, possuía os primeiros laboratórios forenses com acreditação internacional da América Latina.

Ademais, Eduardo mostrou sobre as áreas de atuação de um Perito Criminal Federal, evidenciando aquelas que o Engenheiro Químico pode atuar, dentre elas na Química Forense e quais etapas as pessoas que são aprovados nos concursos públicos para Perito Criminal Federal são submetidas: treinamento de tiro, fotografia, entre outras, na Academia de Polícia Federal.

Por fim, foram apresentadas diversas situações que esse profissional pode operar, como incêndios, rompimento de barragens, falsificação de bebidas, perícia laboral, fraude em leites, carnes etc. e quais as possíveis análises devem e podem ser realizadas para investigar tais problemas como, por exemplo, algumas aplicações de cromatografia para examinar explosões.

Dessa forma, a palestra foi muito enriquecedora, pois permitiu ao público não só conhecer mais sobre uma das áreas que o Engenheiro Químico pode atuar, mas também observar como o curso de Engenharia Química pode contribuir nas mais diversas aplicações de Química Forense. Apesar do processo para se tornar um Perito Criminal não ser fácil, Eduardo expôs o quanto essa profissão é interessante e vasta, pois abrange diferentes campos de atuação: ambiental, laboral, industrial etc.

 

 


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/o-centro-academico-de-engenharia-quimicareagirrealizou-a-palestraatuacao-do-engenheiro-quimico-nas-ciencias-forenses