Motivação no ambiente de trabalho

Motivação no ambiente de trabalho

Por Marília M. S. Aguilar*

Publicado em 27 de março de 2019

De forma simplificada, é possível definir a motivação como a dose de energia capaz de nos colocar em movimento e que está diretamente relacionada aos valores, à realização e à satisfação pessoal. A motivação no ambiente de trabalho incentiva a busca por novos desafios e cria condições para a superação de vários obstáculos. Ao mesmo tempo, a falta dessa energia provoca apatia, desinteresse e transforma o profissional em um mero executor de tarefas, restringindo todo o seu potencial – criativo e intelectual – e reduzindo seu desempenho ao limite mínimo.

Motivação vem de movere (latim) e significa “motivo para a ação”, e de fato é esse motivo que faz com que um indivíduo se dedique inteiramente à conquista de um determinado objetivo. Esse sentimento está suportado por necessidades, propósitos, crenças, ambições, ou, ainda, pelo senso de pertencimento à empresa e pela identificação do profissional com a cultura e a missão da organização.

Confira agora algumas dicas de como um gestor pode manter a motivação de sua equipe:

- Gerencie com coerência: é preciso alinhar discurso, ações e decisões com a estratégia corporativa. Nesse ponto, a imparcialidade, o respeito e a meritocracia devem reger o comportamento e as resoluções do líder no dia a dia.

- Incentive o pensamento crítico: essencial para otimização dos processos, redução de desperdícios e para solução de problemas. Cabe ao líder incentivar o aprendizado, a pesquisa e a análise – por meio de perguntas recorrentes. 

- Aprenda a ouvir com empatia: os líderes genuínos desenvolvem essa habilidade ouvindo sem restrições ou prejulgamentos, o que possibilita ao líder se colocar no lugar do liderado e assim, obter novas avaliações e percepções. Além disso, saber ouvir faz do líder um profundo conhecedor de sua equipe – o que facilita a definição de papéis, a identificação de talentos e a delegação.

- Estabeleça metas individuais e coletivas: A definição de está entre as práticas relacionadas à gestão de pessoas, com foco na motivação dos times. Os objetivos macro da empresa são analisados e desdobrados em metas, que, por sua vez, são distribuídas entre gestores, equipes e colaboradores – de acordo com os limites de atuação, conhecimento e experiência. Dessa forma, é possível incentivar o desempenho e o compromisso. Quer dar motivos para seus liderados agirem? Dê objetivos a eles.

- Celebre conquistas e datas importantes: a conquista de novos clientes e contratos, os prazos cumpridos, os lançamentos de novos produtos ou serviços e o aumento no faturamento merecem uma comemoração! Esses encontros reforçam as políticas de reconhecimento e a valorização dos protagonistas e ainda favorecem a integração entre os colaboradores.

- Monitore o clima organizacional: A qualidade do clima organizacional é um elemento importante para a gestão do capital humano e o clima motivado para a ação. Por isso, o líder deve administrar conflitos, eliminar comportamentos nocivos, incentivar o aprendizado e garantir a coerência na tomada de decisões.

Em síntese, inteligência emocional, humildade, resiliência, argumentação e comunicação interpessoal são habilidades essenciais do líder na construção de um clima colaborativo e agregador.

*Marília M. S. Aguilar - Personal Coaching. Analista DISC. Gerente de Recursos Humanos da Mouragro. Pós Graduada em Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional pela Univiçosa.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/motivacao-no-ambiente-de-trabalho