Por Guilherme Castanheira Magalhães*
Em um mundo onde as mudanças estão acontecendo numa velocidade cada vez maior, no mercado não poderia ser diferente. Estamos vivenciando uma “Era Tecnológica”, onde o que fazíamos ontem passou a ser feito hoje de forma diferente. As soluções tecnológicas estão surgindo devido às necessidades encontradas no novo perfil dos consumidores.
Muito se discutem sobre as gerações baby boomers, X, Y ou millennials e Z. Mas, fazer recortes geracionais para tentar entender as pessoas de cada época não é uma ciência exata.
Atualmente já se fala em uma nova geração, a Alfa. As crianças nascidas a partir de 2010 formam esta geração considerada a primeira 100% digital. Ou seja, para estas crianças o mundo analógico é um passado distante e a tecnologia é a sua forma de vida.
Segundo o Instituto de pesquisa americano Pew Research Center, estudar estas gerações é “uma forma de entender como acontecimentos globais, econômicos e sociais interagem entre si para definir a forma como vemos o mundo”.
E assim esta geração Alfa, daqui um tempo, estará chegando ao mercado com hábitos cada vez mais tecnológicos. Atualmente, já são capazes de influenciar os seus pais e as pessoas ao seu redor, e amanhã estarão “ditando” o consumo e aumentando ainda mais a velocidade dessa evolução tecnológica.
Portanto, não dá mais para enxergar oportunidades de negócios com “os olhos dos nossos pais”. Precisamos olhar para o mercado com objetivo de entender todo este Movimento Tecnológico, levantar as necessidades dos consumidores e pensar em soluções viáveis para atender este cliente cada vez mais exigente.
Pense Nisso! A evolução não para e a tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas!!!
*Guilherme Castanheira Magalhães: Economista, Especialista em Desenvolvimento de Cooperativas, além de professor de Empreendedorismo e Inovação da Univiçosa.