A equipe visitou o Centro de Equoterapia do IFET- Campus Barbacena
Os alunos do 7º período do curso de Medicina Veterinária, matriculados na disciplina Produção e Doenças de Equinos, viajaram com a Professora Maria Gazzinelli Neves para Barbacena/MG. A equipe visitou o Centro de Equoterapia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena.
A equipe foi recebida pelo Professor Jorge Baumgratz, coordenador da Equoterapia, com um generoso café da manhã e uma conversa muito proveitosa sobre a equideocultura.
O Centro de Equoterapia Professor Amarílio Augusto de Paula do Campus Barbacena foi criado em 2007, e desde outubro de 2008 já oferece a equoterapia. Atende hoje aproximadamente 80 praticantes da comunidade e região. Entre os praticantes há pessoas com dificuldades de locomoção, distúrbio de aprendizagem, autismo, síndrome de down, paralisia cerebral e outras síndromes diversas. A visita aconteceu no dia 07 de junho.
A equipe de profissionais é multidisciplinar, composta por fisioterapeuta, pedagogo, terapeuta ocupacional, assistentes sociais e estagiários estudantes do curso técnico. O grupo, coordenado pelo Professor Jorge Baumgratz, explicou que a equoterapia é um método terapêutico que engloba as áreas de saúde, educação e equitação utilizando o cavalo, a fim de proporcionar benefícios físicos, psíquicos, educacionais e sociais aos praticantes. Os alunos do Campus Barbacena também recebem instruções sobre a prática da equoterapia, possibilitando a integração entre os estudantes e a equipe.
Além da proveitosa conversa sobre as diferentes experiências e lições de vida trazidas pelos praticantes da Equoterapia, o Jorge Baumgratz compartilhou seu vasto conhecimento sobre a equideocultura: manejo geral, manejo nutricional, doma e treinamento de equinos. Os alunos ainda puderam montar e experimentar a primeira aproximação com um cavalo com o objetivo da doma.
No mesmo dia, aproveitando a visita à Barbacena, o grupo visitou um centro hípico, onde funciona uma Central de Reprodução de Equinos, coordenada por um ex-aluno da Univiçosa: Otávio Augusto Navarro. Além de uma discussão muito proveitosa sobre experiência de trabalho à campo de um médico veterinário especializado em reprodução equina, os alunos tiveram contato com outras raças, não muito comum de ser criada na região de Viçosa: como o Puro Sangue Inglês, Brasileiro de Hipismo e Campolina. No final da visita, os alunos tiveram a oportunidade de montar a cavalo e se divertir numa pista preparada para os esportes hípicos como salto, baliza e tambor.