Médica Veterinária formada pela UNIVIÇOSA é aprovada em mestrado nos Estados Unidos

Médica Veterinária formada pela UNIVIÇOSA é aprovada em mestrado nos Estados Unidos

Publicado em 21 de dezembro de 2021

Parabéns, Letícia Ferreira.

A ex-aluna do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Viçosa - UNIVIÇOSA, Letícia Layla de Souza Ferreira, foi aprovada em um importante mestrado na Michigan State University (Universidade Estadual do Michigan). Letícia Ferreira é natural da cidade de Itabira-MG e descobriu seu amor pela área da veterinária ainda na adolescencia, onde, ao se formar no Ensino Médio, participou de um Curso Técnico em Agropecuária, tendo a oportunidade de estagiar com veterinários, agrônomos e zootecnistas, acompanhando a rotina destes profissionais.

A médica veterinária conheceu a UNIVIÇOSA através de amigos que também cursavam Medicina Veterinária na Instituição. Letícia Ferreira conta como a faculdade foi importante em sua vida e sua carreira profissional: "Durante a minha graduação tive a oportunidade estagiar tanto na área de pequenos, quanto de grandes animais, bem como participar de simpósios, grupo de estudos e do programa de monitoria. Toda essa experiencia só foi possível pelo incentivo dos professores e pela estrutura que a UNIVIÇOSA ofereceu para que eu pudesse sonhar em alcançar esse próximo degrau na minha vida acadêmica".

"Mesmo após a minha graduação pude contar com a assistência da Univiçosa, em especial com a Coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Alessandra Sayegh, e os professores, Adriano Cunha e Luis Eugênio, os quais foram essenciais para a minha aprovação no mestrado, através das cartas de recomendações que escreveram validando toda a minha experiência acadêmica/profissional. Agradeço à instituição, juntamente a todos os professores e servidores com quem tive o prazer de conviver", finaliza.

Para Letícia Ferreira, se você tem o sonho de cursar Medicina Veterinária e de realizar um mestrado no exterior, você é capaz de realizar este sonho, pois "enquanto estudante de graduação, não perca tempo e aproveite todas as oportunidades, faça estágios, participe dos grupos de estudos, dos simpósios/palestras e mantenha sempre um bom relacionamento com os colegas e os professores pois eles sempre estarão lá, prontos para lhe ajudar!".

A Michigan State University é uma das maiores e mais prestigiadas universidades dos Estados Unidos, com mais de 160 anos de tradição. Em seu mestrado, Letícia Ferreira está trabalhando no projeto: “Apparent prevalence of hemotrophic mycoplasma (Mycoplasma wenyonii and Candidatus Mycoplasma haemobos) infecting Michigan dairy calves”. 

"Sempre tive o sonho de fazer intercambio, mas acreditava ser impossível pelo fato de vir de uma família humilde e não ter condições financeiras para fazê-lo. Porém, no final da minha graduação, conheci o programa MAST da Universidade de Minnesota, através de um ex-aluno da UNIVIÇOSA, e, ao pesquisar sobre o programa, descobri que poderia trabalhar como Trainee nos Estados Unidos e receber para poder arcar com as despesas de moradia e alimentação", explica Letícia.

A Médica Veterinária concluiu sua graduação em dezembro de 2018 pela UNIVIÇOSA, já em janeiro de 2019, embarcou para os Esados Unidos, onde foi trainee em uma fazenda de leite no estado de Dakota do Sul. Através deste projeto, Letícia teve a oportunidade de cursar algumas disciplinas na Univerisdade de Minnesota, o que contribuiu para que realizasse seu sonho de realizar o mestrado no país logo após. 

Ao finalizar seu projeto de trainee, Letícia regressou brevemente ao Brasil decidida a tentar o mestrado, "entrei em contato com professores de várias universidades nos EUA que trabalhavam na minha área de interesse, procurando por uma oportunidade. E foi assim, com persistência que consegui a vaga que estou hoje, onde a minha orientadora paga por todos os custos do meu mestrado e recebo também uma bolsa trabalhando como Research Assistant (Assistente de pesquisa)", conta.

Para a mestranda, hoje, é fundamental saber inglês, sendo indispensável para o mercado de trabalho. Toda a experiência adquirida ao longo da graduação e de sua experiência pelos Estados Unidos agrega valor não só ao currículo profissional, mas, também, na vida pessoal, tendo a oportunidade de aprimorar diversos conhecimentos, além de criar networking, fundamental nos dias de hoje. 

 A UNIVIÇOSA e o curso de Medicina Veterinária parabenizam a médica veterinária e mestranda, Letícia Lyala de Souza Ferreira, por esta grande conquista, uma trajetória que nos enche de muito orgulho! 


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/medica-veterinaria-formada-pela-univicosa-e-aprovada-em-mestrado-nos-estados-unidos