Portaria foi publicada nesta segunda-feira (15). Nesta edição do Fies foram disponibilizadas 75 mil vagas para contratos de financiamento.
O Ministério da Educação definiu as regras para ocupação das vagas remanescentes da edição do segundo semestre do Financiamento Estudantil (Fies) 2016 em portaria publicada nesta segunda-feira (15) no Diário Oficial da União. As datas de inscrições ainda não foram divulgadas.
Segundo a portaria, as vagas "serão ofertadas em número correspondente à soma das vagas remanescentes de todas as instituições de educação superior da mantenedora", mantendo critério adotado para a distribuição do primeiro semestre.
Anteriormente, a regra previa a distribuição das vagas entre os cursos da própria instituição de ensino superior.
Poderão concorrer às vagas remanescentes os estudantes que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e com média geral mínima de 450 pontos, não tenham zerado na redação e que possuam renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos.
A inscrição será feita exclusivamente por meio eletrônico, na página do FiesSeleção na internet, em período especificado em edital da Secretaria de Educação Superior do MEC. Após a realização de sua inscrição no FiesSeleção, o estudante deverá acessar o Sistema Informatizado do Fies - Sisfies e concluir sua inscrição. Após a conclusão da inscrição no Sisfies o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) nos cinco dias imediatamente subsequentes.
Nesta edição, o Fies oferece 75 mil vagas. No total, se inscreveram 294 mil pessoas. O MEC ainda não informou quantas vagas foram preenchidas.
O Fies é uma das três principais iniciativas do governo federal na gestão do ensino superior. Enquanto o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) seleciona para vagas em universidades públicas e o Prouni (Programa Universidade para Todos) concede bolsas em instituições particulares, o Fies oferece contratos de financiamento com foco em alunos de baixa renda.
Orientações na Univiçosa pelos telefones (31) 3899 8072 (Unidade 1), (31) 3899 8083 (Unidade 2) ou no MEC pelo telefone gratuito 0800 61 61 61.