É logico que não dá para incluir tudo no currículo escolar; tem que ponderar e fazer a escolha de acordo com os benefícios e objetivos
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Cristiano Luiz Gomide Cabral: Professor do Curso de Redes de Computadores da Univiçosa
Sempre vejo nos noticiários projetos de lei querendo incluir novos conteúdos no currículo escolar. É logico que não dá para incluir tudo no currículo escolar; tem que ponderar e fazer a escolha de acordo com os benefícios e objetivos de cada conteúdo. Mas por estou falando disto? No dia 27 de agosto li uma matéria no jornal OTEMPO (Especial Educação, página 27) escrita por Julia Siqueira como o título “O destino na palma da mão” colocando a lógica de programação como algo tão importante quanto ler e escrever.
Mas o que é lógica de programação? Que benefícios isto poderia trazer para as pessoas? E qual é a dificuldade de incluir isto nas escolas?
Lógica de programar é a técnica de desenvolver um algoritmo capaz de fazer um computador executar determinada tarefa. Esse algoritmo pode ser escrito em várias linguagens diferentes: PHP, Java, C, C++ ou outra, de acordo com a necessidade e aplicação. Em síntese, é a possibilidade de criar um programa de computador ou um app de sistema mobile.
A prática da programação, ou seja, a escrita de algoritmos desenvolve no indivíduo seu raciocínio lógico matemático e capacidade para entender com mais profundidade as tecnologias.
Por meio de jogos e disciplinas é possível começar a ensinar crianças a programar, como neste site (http://desafiodocodigo.com.br/), que tem a proposta do Desafio Kids, para crianças de até 12 anos, e aqui (https://www.tynker.com/hour-of-code/), onde há jogos com o objetivo de ensinar lógica de programação para crianças.
A escola que desejar ensinar lógica de programação vai necessitar de professor capacitado e de equipamentos para o uso dos alunos: computadores ou mobiles. As boas escolas buscam diferenciais para formar crianças com esse tipo de conhecimento, o que é essencial para o progresso de uma nação que quer se desenvolver.