Liderança: influenciando grupos na busca por resultados

Liderança: influenciando grupos na busca por resultados

O verdadeiro líder não nasce pronto, precisa estar sempre aperfeiçoando suas habilidades.

Publicado em 24 de julho de 2017

Imagem: pixabay.com

Rúbia Fonseca Roberto. Administradora, Mestre em Administração, Professora dos cursos de Administração e Gestão de Empresas da Univiçosa.

As funções administrativas que norteiam os objetivos do gestor em sua rotina são: planejar, organizar, dirigir e controlar. No contexto do “dirigir”, o gerente orienta os esforços individuais para um propósito comum, entendendo as necessidades do grupo, motivando-o e liderando-o, ou seja, criando as condições de trabalho para que a equipe se sinta satisfeita e comprometida com a organização.

Para tal, faz-se necessário analisar a estrutura e a cultura organizacional para determinar qual o melhor estilo de liderança a ser praticado e quais mecanismos motivacionais promoverão resultado no grupo.

A liderança é definida por Stephen Robbins (2009) como a capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance de objetivos. Essa influência pode ser de origem formal, como a conferida por um alto cargo, ou informal, emergindo fora da estrutura formal da organização e que também precisa ser considerada.

A maioria das teorias sobre liderança é voltada para líderes transacionais, aqueles que conduzem seus seguidores na direção das metas estabelecidas, por meio do esclarecimento dos papéis e exigências das tarefas. Mas além desses, destacam-se os líderes transformacionais, que, pela capacidade pessoal que possuem, despertam em  seus liderados o sentimento de importância e de valor em relação às tarefas. São líderes carismáticos, autoconfiantes, com convicções claras.

O verdadeiro líder é identificado pelo comportamento dos integrantes de sua equipe, por suas demonstrações de comprometimento, iniciativa e satisfação e não nasce pronto, precisa estar sempre aperfeiçoando suas habilidades.

 Fonte: ROBBINS, STEPHEN P. Fundamentos do comportamento organizacional . 8. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/liderancainfluenciando-grupos-na-busca-por-resultados