“Se suas ações inspirarem os outros a sonharem mais, aprenderem mais, fazerem mais e se tornarem mais do que são, você é um líder" (J. Quincy Adams).
Imagem: pixabay.com
Michele Rodrigues: Mestre em Administração. Professora dos cursos de Administração e Gestão de Empresas. Coordenadora do MBA Gestão Empresarial e Desenvolvimento de Líderes da Univiçosa.
Liderar uma equipe não é tarefa fácil. Trabalhar com objetivos, metas, tomada de decisão, conflitos e mudanças são alguns dos desafios com os quais profissionais que gerenciam pessoas lidam todos os dias.
Mas, se existe uma dificuldade em comandar, pelas próprias atribuições e responsabilidades do cargo, é possível facilitar essa situação. Por que não se tornar um líder ao invés de um chefe? Será que, de fato, existem diferenças?
Líder é aquele que motiva, influencia e orienta pessoas, participando ativamente dos processos a serem executados. O líder é sensível e propicia condições para que os funcionários tenham prazer em seu ambiente de trabalho. Já o chefe é aquele que cobra resultados, reforça sua figura de poder e centraliza as decisões.
É natural escutarmos que a liderança é um dom ou que as pessoas já nascem líderes. Será verdade? Os especialistas da área discordam e dizem que a liderança envolve competências que podem ser aprendidas ao longo da vida. Portanto, reflita sempre sobre suas atitudes e busque ser um exemplo de liderança para sua equipe de trabalho. Dessa forma, a rotina fluirá melhor e os resultados serão efetivos.
“Se suas ações inspirarem os outros a sonharem mais, aprenderem mais, fazerem mais e se tornarem mais do que são, você é um líder" (J. Quincy Adams).