Seja notado, promova-se, acredite em você. Oportunidades sempre existem e é preciso estar preparado para elas
Seja notado, promova-se, acredite em você
Rúbia Fonseca Roberto: Administradora, Mestre em Administração. Professora e Coordenadora do MBA em Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional da Univiçosa | Agner Lehner: Publicitário, Pós-Graduando em Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional pela Univiçosa
Vivemos atualmente em um cenário onde todas as características pessoais somam ou subtraem pontos para alcançarmos algo que almejamos na vida profissional. O fato é que a forma como você se porta diante de determinada situação é um fator decisivo para uma contratação ou promoção, e pode ser equiparado a nível de escolaridade e conhecimento.
O consultor Max Gehringer explica que Marketing é o conjunto de ferramentas que uma empresa usa para fazer com que seus produtos sejam conhecidos, apreciados e comprados. Marketing pessoal é um profissional fazer exatamente a mesma coisa, só que em benefício da própria carreira. É difícil o ser humano se ver como um “produto”, que precisa de rótulos e publicidade para vender sua mão de obra, mas são profissionais assim que o conquistam o mercado de trabalho, porque investem em si.
Ter uma postura profissional, saber o que falar e como se portar em um determinado ambiente, ter cuidado com a aparência, que hoje chamamos de “cartão de visita”, ser criativo e inovador e o principal, ser humilde, são características fundamentais do marketing pessoal.
Uma boa forma de começar a pensar nisso é estabelecer seus objetivos profissionais. Defina os rumos da sua carreira e pense quais atitudes, empresas e pessoas vão te ajudar a chegar lá. Invista em conhecimento e relacionamento interpessoal, participe de eventos na sua área de atuação e cuide da sua apresentação, inclusive nas redes sociais.
Seja notado, promova-se, acredite em você. Oportunidades sempre existem e é preciso estar preparado para elas.