Iluminando seu Futuro - Atualidades – SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO

Iluminando seu Futuro - Atualidades – SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO

Na série ATUALIDADES, a equipe do Iluminando seu Futuro dá dicas, conta curiosidades e compartilha muitas informações sobre temas relevantes que podem ser pautas do ENEM e dos Vestibulares.

Publicado em 16 de outubro de 2020

O sistema carcerário brasileiro é composto pelos estabelecimentos prisionais federais e estaduais, tanto masculinos quanto femininos, além de todos os seus órgãos gestores. Por causa de uma série de razões históricas e políticas, as prisões brasileiras estão superlotadas, não cumprem com as suas finalidades pretendidas (punir nos limites da lei e reintegrar à sociedade, após o período de cumprimento das penas, cidadãos melhores) e passam por uma grave crise estrutural.

Por que você precisa saber?

É um tema que tem ocupado o centro das discussões das políticas públicas nas áreas da Justiça, da segurança pública e do sistema penitenciário no Brasil, por isso o tema é de grande atualidade e é muito importante se manter informado sobre ele.

Você sabia?

O Brasil é o terceiro país no mundo com maior número de pessoas presas. Em dezembro de 2014, a população carcerária no Brasil era de 622.202. Dois anos depois, em junho de 2016, havia 726.712 prisioneiros, sendo que destes 40 por cento são provisórios, ou seja, ainda aguardam suas sentenças. São Paulo é o estado do Brasil que concentra o maior número de pessoas encarceradas. Além do mais, há um grande déficit de vagas no sistema carcerário. Especialistas calculam que seria preciso construir um presídio a cada dia do ano para diminuir o déficit de vagas que chega a 250 mil. Cada presidiário custa para o Estado em torno de 1500 reais. Este dinheiro é mal gasto e muitas vezes desviado ela corrupção, o que significa concluir que não chega integralmente a quem deveria e, por isso, o que falta é muitas vezes suprido pelas famílias dos cidadãos temporariamente privados de liberdade. Com a superlotação das prisões, as facções criminosas se apoderaram da organização dos presídios e agora disputam o poder dentro dos cárceres brasileiros.

Cai no ENEM. Cai no Vestibular

O tema pode aparecer na prova do ENEM, não só nas questões de atualidades, mas também para que vocês dissertem a respeito, inclusive se posicionando a respeito das políticas de encarceramento massivo adotadas no Brasil nos últimos anos, principalmente aquelas derivadas da chamada “guerras às drogas” que mata milhares de pessoas todos os anos, além de colocar atrás das grades uma gama de jovens negros, pobres, com baixa escolaridade, moradores das periferias e deixar de fora dos cárcere os grandes barões do tráfico e seus financiadores, além de outros criminosos do colarinho branco.

Fique ligado!

Para saber mais sobre o assunto, acesse os links abaixo:

https://www.justificando.com/2019/05/30/entendendo-o-basico-para-opinar-sobre-a-crise-no-sistema-penitenciario-brasileiro/

https://www.todamateria.com.br/sistema-carcerario-no-brasil/


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/iluminando-seu-futuroatualidadessistema-prisional-brasileiro