Habilidades empreendedoras necessárias no mercado de trabalho

Habilidades empreendedoras necessárias no mercado de trabalho

Por Guilherme Castanheira Magalhães*

Publicado em 18 de março de 2019

Você se considera uma pessoa empreendedora? Não? Acredita que seja possível desenvolver habilidades empreendedoras? O potencial empreendedor está presente em qualquer pessoa.

Não é somente para quem quer abrir o seu próprio negócio, mas também para quem almeja sucesso em sua carreira profissional. O empreendedor consegue se destacar no mercado de trabalho. Dentro de uma organização as pessoas com esse perfil têm maior probabilidade de receber oportunidades, porque os gestores sabem que estes colaboradores geram mais resultados para os negócios.

Vamos enumerar algumas habilidades empreendedoras com objetivo de mostrar que é possível desenvolvê-las:

1- Todos nós temos sonhos e eles são “combustíveis” que nos movem na direção do sucesso. Só consegue caminhar quem tem coragem para assumir riscos e enfrentar desafios.

2- É preciso não desanimar no primeiro obstáculo e estar disposto a buscar soluções para superá-lo. A persistência é também um importante “ingrediente” nesta caminhada. Às vezes deparamos com vários obstáculos e até mesmo com situações de fracassos. E a persistência é uma principal aliada para não ficarmos pelo caminho.

3- Gostar do que faz nos ajuda a ser criativo e criar diferenciais. Dessa forma, as chances são maiores de enxergar oportunidades onde muitos não percebem, ou seja, ser capaz de “enxergar atrás da montanha”.

4- Ninguém consegue nada sozinho, não é mesmo? Por isso que somos influenciados na nossa formação, desde a infância, pelo meio em que vivemos. Familiares e amigos podem dar grandes contribuições no processo de construção do nosso perfil profissional, servindo como fontes de inspirações e até mesmo aprender com os erros dos outros.

Diante disso, podemos dizer que ninguém nasce empreendedor, apesar de algumas pessoas parecerem ter uma mente mais empreendedora. Assim, qualquer pessoa pode se tornar um empreendedor. É preciso acreditar no seu potencial e buscar meios para desenvolvê-lo. O sucesso é consequência das nossas atitudes. Pense nisso!!!

*Guilherme Castanheira Magalhães: Economista, Especialista em Desenvolvimento de Cooperativas, Gestor da Univiçosa Empresarial. Professor de Empreendedorismo da Univiçosa.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/habilidades-emprndedoras-necearias-no-mercado-de-trabalho