Nesta semana, o CEJUSC está promovendo oficinas, palestras e atividades especiais, que visam promover conciliação, mediação e cidadania da sociedade.
Implantado em 19 de agosto de 2013 em Viçosa, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) da Comarca de Viçosa está completando seis anos de existência. Por isto, várias palestras e atividades de conciliação e mediação, para estimular a cultura da autocomposição dos conflitos, estão sendo promovidas. O curso de Direito da Univiçosa é o principal veículo de divulgação.
Na última quarta-feira (21), com o objetivo de comemorar a parceria entre o curso de Direito da Univiçosa e o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), iniciada com a implantação do CEJUSC na Comarca de Viçosa, o Gestor do Curso, Profº Mário Monteiro de Castro Neto, a convite da Drª. Giovanna Travenzolli, promoveu a palestra “Métodos autocompositivos e a importância do advogado no processo de solução”, no auditório do escritório compartilhado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Viçosa.
A pauta da palestra do Professor Mário Monteiro foi evidenciar a importância do advogado na composição amigável dos conflitos e a real necessidade para o exercício da pacificação dos conflitos da sociedade. Além disso, também foram debatidos temas como inteligência artificial no Direito, o uso de plataformas e aplicativos para facilitação das conciliações e mediações, e uma visão geral das formas de solução pacífica dos conflitos no mundo.
Na palestra, estavam presentes a Dra. Giovanna Travenzolli de Abreu Lourenço, Juíza da 1ª Vara da Comarca de Viçosa e Coordenadora do CEJUSC de Viçosa, a Dra. Vanja Honorina Aguiar Albino, residente da 91ª Subseção da OAB de Minas Gerais, os Professores Lucilene Maria Vidigal Castro e Rafael Pacheco Lanes Ribeiro do Curso de Direito da Univiçosa, a Professora Débora Fernandes Pessoa Madeira do Departamento de Direito da UFV, a Sra. Patrícia Lima, assistente jurídica do Cejusc/Viçosa, além de vários advogados e estudantes dos cursos de Direito da cidade e região.